sábado, 28 de abril de 2018

100 anos hoje da fundação da Faculdade de Direito do Maranhão





Há exatos 100 anos, num domingo do dia 28 de abril de 1918, um grupo de intelectuais, liderados por Domingos de Castro Perdigão (diretor da Biblioteca Pública) e Fran Paxeco (Consul de Portugal), os dois grandes idealizadores desse projeto, reuniram-se na Biblioteca Pública do Estado e fundaram a primeira Faculdade de Direito do Maranhão, na verdade, o primeiro curso superior do Maranhão a se concretizar.


Vejam as primeiras noticias no Jornal Pacotilha de 29 de abril. Entre os fundadores, estavam pelo menos, dois futuros membros fundadores do IHGM (1925), Domingos de Castro Perdigão e Antônio Lopes.


Jornal Pacotilha, 29/04/19



quinta-feira, 26 de abril de 2018

IHGM realiza homenagem ao Centenário da Faculdade de Direito do Maranhão





São Luís – Na última sexta-feira (20), às 17h, em sua sede, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), realizou uma Sessão Solene em homenagem ao Centenário da Faculdade de Direito do Maranhão e aos seus fundadores que pertenceram ao instituto histórico.

A Faculdade de Direito foi fundada no dia 28 de abril de 1918 por um grupo de intelectuais maranhenses, destacando-se entre os maiores entusiastas e idealizadores de sua fundação, Domingos de Castro Perdigão, então diretor da Biblioteca Pública do Estado e Fran Paxeco, cônsul de Portugal no Maranhão, autor de vários trabalhos sobre história e geografia do Maranhão, considerado um grande articulador e fundador de entidades culturais no Maranhão naquelas primeiras décadas do século XX, como a Academia Maranhense (1908), a Faculdade de Direito (1918) e o Instituto de História e Geografia do Maranhão (1925), do qual era sócio correspondente.

A Sessão Solene foi declarada oficialmente aberta pelo presidente, professor e historiador, Euges Lima. A mesa dos trabalhos foi composta pela portuguesa e Neta de Fran Paxeco, Rosa Pacheco Machado; a reitora da UFMA, professora Nair Portela; o prefeito de Cedral, Dr. Jadson Gonçalves; o presidente do AMLJ e representante da OAB, Dr. João Batista Ericeira e o coordenador do Curso de Direito da UFMA, professor Raimundo Campos. Estavam também presentes, membros do IHGM, professores do Curso de Direito da UFMA e demais convidados.

Após a execução do Hino Nacional e os pronunciamentos dos membros da mesa, o presidente do IHGM fez a entrega do Diploma de Sócia Correspondente à Dra. Rosa Pacheco Machado. Ela foi eleita por unanimidade como sócia correspondente em Assembleia Geral em 25 de agosto de 2017.

Em seguida a sua diplomação, num gesto de muita generosidade e consideração com o IHGM, Rosa Pacheco, fez uma substancial doação de itens raros ao acervo do Instituto. Alguns pertencentes ao seu avô, outros pertencentes à sua mãe, Elza Pacheco – que era maranhense - e outros do seu próprio acervo.

Entre esses itens, estão a primeira edição do Dicionário Histórico-Geográfico da Província do Maranhão (1870) de autoria de César Marques, exemplar que pertenceu a Fran Paxeco com várias anotações e grifos do então proprietário. Duas plantas, uma da cidade de São Luís e outra da Ilha de São Luís (1912), elaboradas e publicadas por Justo Jansen Ferreira - primeiro presidente do IHGM -, por ocasião das comemorações do Tricentenário da Fundação de São Luís, além de vários outros volumes importantes que certamente irão enriquecer mais ainda o acervo daquela instituição cultural e de pesquisa que no próximo 20 de novembro estará comemorando 93 anos de fundação.

Rosa Pacheco Machado, neta de Fran Paxeco

Nasceu em Lisboa, Santos-o-Velho, a 28 de Setembro de 1946, filha de José PedroMachado e de Elza Fernandes Paxeco Machado. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Português/Francês, na Universidade Autónoma de Lisboa. Mestra em Ciências Documentais pela mesma Universidade, especialidade em Biblioteca e Serviços de Informação, com a defesa da dissertação. "A Academia Real das Sciencias de Lisboa e a sua Tipografia- 1780-1910.”