quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Comissão da OAB se reúne para organizar as Comemorações do Centenário da Faculdade de Direito do Maranhão



São Luís – No último dia 9 (segunda), às 15 horas no Plenário da OAB/MA, ocorreu a primeira reunião da Comissão da OAB, criada por meio da Resolução de N.º 007/2017, do dia 24 de agosto de 2017, que tem como objetivo organizar e realizar as Comemorações do Centenário da Faculdade de Direito do Maranhão que será em 2018.

A Comissão é composta pelo presidente da OAB, Dr. Thiago Diaz, coordenador da Comissão; Antônio Oneildo Ferreira (Cons. Federal da OAB); João Batista Ericeira (ESA); Sálvio Dino (AML); Raimundo Marques (AMLJ); Sérgio Tamer (CECGP); Lucyléa França (UFMA); Gustavo Pereira, Reitor da UEMA; Dimas Salustiano(UNISULMA); Jhonatan Almada, reitor do IEMA; Euges Lima, presidente do IHGM; Raimundo Palhano (EFG) e Rossini Correa(Centro Inácio Rangel).

Durante a reunião, que foi coordenada pelo Dr. João Batista Ericeira (OAB), foi apresentado pelos representantes da OAB/MA e UFMA (Dra. Lucyléa França), as sugestões e projetos para programação do Centenário que foram discutidas e acrescidas de sugestões pelos membros representantes das demais instituições presentes.

Foi deliberado que a OAB e a UFMA, manterão suas programações especificas e coerentes com suas dinâmicas próprias, porém, haverá pontos de convergências e o estabelecimento de uma sólida parceria em todos os eventos. Entre os itens das comemorações, estão previstos, entre outros, um selo comemorativo emitido pelos correios, seminários, encontros, publicações de livros, criação de medalhas etc. A próxima reunião está marcada para o próximo dia 13 de novembro.

História

Antes do surgimento da Faculdade de Direito do Maranhão, quem desejasse tornar-se bacharel em Direito, teria que sair do estado, geralmente tendo que ir para Recife ou São Paulo, portanto, a Faculdade, surge também, com a finalidade de suprir essa lacuna na formação jurídica em nível superior no Estado.

Foi a primeira Faculdade do Estado do Maranhão, criada no dia 28 de abril de 1918, nascendo de um sonho de um grupo de intelectuais que marcaram a vida jurídica, mas principalmente, cultural do Maranhão, que além da formação jurídica, exerciam outras atividades e possuíam múltiplos talentos, característicos de uma formação humanística, típica dos intelectuais daquele tempo e daquela geração. Eles atuavam também no campo das letras, do jornalismo e do magistério.

Tendo como um dos principais idealizadores e grande entusiasta da criação da Faculdade, Domingos de Castro Perdigão, além de outros fundadores como Antônio Lopes, Godofredo Viana, Fran Paxeco, Alfredo de Assis, entre outros.

O primeiro diretor foi o Dr. José Viana Vaz. Nas suas origens, a Faculdade de Direito surgiu como uma associação privada, sem a chancela do poder público, vivendo somente da contribuição dos seus fundadores e mensalidades dos primeiros alunos matriculados.