quarta-feira, 5 de julho de 2017

Secti lança primeira etapa da BBM



O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), lançou no último dia 3, às 18 horas e 30 minutos em evento realizado na Livraria e Espaço Cultural Amei no São Luís Shopping, a coleção composta por quatro livros da Biblioteca Básica Maranhense (BBM). O evento teve uma grande participação de autoridades, professores, pesquisadores, estudantes e o público interessado.

Uma iniciativa da Secti, a Biblioteca Básica Maranhense foi criada com o objetivo de organizar e publicar livros-chave para a interpretação da realidade maranhense, abrindo novas leituras e reinventando a forma de compreender o estado para além das coleções oficiais que divulgam somente os autores ditos consagrados ou imortalizados. “A Biblioteca será distribuída prioritariamente na rede do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Iema, para ampliar os horizontes culturais de nossos estudantes”, contou Jhonatan Almada.

A coleção da BBM tem por ambição primeira a reunião de 100 títulos essenciais para o conhecimento da realidade estadual, de maneira a constituir uma autêntica enciclopédia timbira. Os volumes iniciais estão disponíveis para download gratuito no site da secretaria no endereço www.secti.ma.gov.br. “Lançamos nesse projeto uma coletânea de autores que pensam o Maranhão, os problemas e os desafios e apontam caminhos para enfrentar os desafios. São trabalhos importantíssimos para que possamos conhecer e compreender o nosso Estado”, disse o secretário.

Prof. Dr. Rossini Correa e o prof. Euges Lima
Inicialmente, a BBM começa com os quatro títulos que forão lançados na segunda-feira: “A Produção da Coisa Pública”, de autoria do professor Raimundo Palhano, “A Empresa de Economia Mista e Desenvolvimento do Maranhão”, do professor João Batista Ericeira, “Planejamento e Desenvolvimento do Maranhão”, de autoria do secretário Jhonatan Almada (apresenta os obstáculos, mas também os planos para o desenvolvimento) e a obra “Formação Social do Maranhão”, do advogado Rossini Corrêa.

O livro “A Empresa de Economia Mista e Desenvolvimento do Maranhão”, segundo explicou o autor, é resultado de uma pesquisa feita como professor universitário na dissertação de mestrado que teve como inspiração pensar o Maranhão na época, 40 anos atrás. “Agora esse pensamento se encontra com o Estado passando por uma nova fase pensando no desenvolvimento do seu povo, sobretudo dos mais pobres. Uma ação decisiva da Secti sob a coordenação do secretário Jhonatan Almada em um protagonismo importante para a vida política do povo do Maranhão, explicou João Batista Ericeira.

Para o professor Raimundo Palhano, relançar seu livro em um projeto como a Biblioteca Básica Maranhense tem sabor de concretização. “É uma realização muito grande lançar esse projeto – o objetivo pensar o Maranhão – apresentando outra maneira de gerir as políticas públicas. Isso tem um simbolismo especial, pois demonstra que o Maranhão está em um período de renovação de ideias e desejos de prosperidade e desenvolvimento”, relatou.

Membros do IHGM prestigiam o evento.
Os autores interessados em contribuir com o projeto devem ficar atentos ao edital regular de chamada para análise de novas obras que fica disponível no site da Secti (www.secti.ma.gov.br), tendo em vista mais uma edição da BBM que visa contabilizar mais quatro volumes com lançamento para 2018.



Adaptado do Site da Secti.


terça-feira, 4 de julho de 2017

Faleceu a Dra. Ilzé Cordeiro, sócia honorária do IHGM



São Luís – Faleceu hoje, terça(4), há uma hora da madrugada, a sócia honorária e ex-diretora do IHGM, Dra. Ilzé  Vieira de Melo Cordeiro, 83 anos. O corpo foi velado na Central de Velórios da Pax União, Rua Oswaldo Cruz, Centro, onde familiares e inúmeros amigos se reuniram para dar-lhe o último adeus. O sepultamento foi à tarde, às 16 horas. O presidente do IHGM, professor Euges Lima, compareceu ao velório e prestou suas condolências e pesar à família enlutada em nome do Instituto Histórico e seus membros.

Dra. Ilzé Cordeiro era natural de Grajaú, Maranhão, nasceu no dia 08 de janeiro de 1934, filha de José Vieira de Melo e Maura Jorge de Melo. Era Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Luís.

Foi Juíza de Direito da Comarca de Balsas, Promotora de Justiça em São Luís e Procuradora Militar, além de professora da Universidade Federal do Maranhão. Chegou à capital em 1979, tendo sido promovida por merecimento, para o cargo de procuradora de justiça em 1982. Integrou por duas vezes o Conselho Superior do Ministério Público do Maranhão como titular.

Sócia efetiva do IHGM por mais de trinta anos, compondo a diretoria em várias gestões, desde os anos de 1980, ocupando a cadeira de N.º 30, patroneada por Justo Jansen Ferreira.

Em 2015 foi elevada a categoria de sócia honorária por seu tempo de Casa e por seus relevantes serviços prestados a este Instituto, recebendo uma Láurea de agradecimento nas comemorações dos 90 anos do IHGM, no dia 20 de novembro de 2015.

Nota de Pesar



Dra. Ilzé Cordeiro
É com profundo pesar que o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) comunica o falecimento, a uma hora da madrugada de hoje, terça, (04), da Sócia Honorária e ex-diretora da entidade, Ilzé Vieira de Melo Cordeiro, 83 anos que por mais de trinta anos dedicou-se com seriedade e compromisso a este Sodalício. 

Em nome do IHGM, prestamos nossa solidariedade e condolências com a dor dos familiares, amigos, confrades e confreiras que se encontram enlutados. Apresentamos nossos profundos sentimentos e respeito pela imensa dor que os toma neste momento.


Euges Lima

Presidente