quinta-feira, 27 de abril de 2017

Felipe Camarão tomará posse no IHGM



Dr. Ronald,  Felipe Camarão e Euges Lima
São Luís – Amanhã(sexta), dia 28, às 19h, no Convento das Mercês, tomará posse no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), na cadeira de n.º 13, patroneada por Raimundo José de Souza Gayoso, o professor mestre do Curso de Direito da UFMA, advogado, procurador federal e secretário de Estado da Educação do Maranhão, Felipe Costa Camarão.

A indicação do advogado e professor universitário foi feita pelo membro efetivo e promotor de justiça, Dr. Ronald Pereira que após a aprovação pela Comissão específica designada pelo presidente para analisar e emitir parecer obteve aprovação pela plenária da Assembleia Geral em outubro de 2016.

Biografia

Carioca, nascido no Rio de Janeiro a 31 de dezembro de 1981, filho dos médicos Louis Phillip Moses Camarão e Rita Costa Camarão, neto paterno de Felipe Reis Camarão e Jean Moses Camarão, materno de Bráulio Costa e Tereza Costa, Felipe Costa Camarão, formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, “cidadão maranhense”, aceita e aprovada pela maioria absoluta dos pares da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Mestre em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Procurador Federal. Professor Assistente do Curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão - UFMA e do Curso de Direito da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco. É autor de vários artigos acadêmicos na área do Direito em revista especializadas e colaborador em inúmeras coletâneas.

Assim que foi informado da aprovação do seu nome como membro efetivo do IHGM, externou Camarão nas redes sociais: “Acabo de receber notícia q meu nome foi aprovado p/unanimidade em Assembleia Geral Ordinária do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão”. [...] Com orgulho, irei ingressar nos quadros do IHGM para ocupar a cadeira de n. 13, patroneada por Raimundo José de Souza Gayoso.”

O patrono da cadeira de N.º 13

Raimundo José de Souza Gayoso, nasceu em Buenos Aires na Argentina em 1747, filho de JOÃO HENRIQUE DE SOUZA e MICAELA JERÔNIMO GAYOSO.  Estudou na França e na Inglaterra onde se formou na área financeira. Raimundo José residiu no Maranhão em Cachoeira Grande.  Seu pai João Henrique de Souza foi tesoureiro do erário Português onde foi acusado de desvios de verbas e foi degredado para o Maranhão por 5 anos.  Ao conseguir comprovar sua inocência, o Príncipe Dom José o nomeou Tenente-Coronel do Regimento de Milícias de Caxias. No Maranhão casou-se com Anna Rita de Souza Gayoso das famílias Gomes de Souza e Vieira da Silva. Deixou várias obras como “Compêndio histórico-político dos princípios da lavoura do Maranhão”.  Obra publicada por sua esposa Dona Ana Rita em 1818 e dedicada a Dom José e “Memória histórico-apologética da conduta do Bacharel Antônio Leitão Bandeira”, publicada em 1785. 


Um comentário:

  1. Essa posse é mais do que merecida a esse cidadão por já ter feito muito por nossa educação. Só pelo fato dele ter dispertado para as práticas de corrupção e improbidade administrativas nos órgãos da educação. Aliás, ações como essas deverão ser contínuas.

    ResponderExcluir