domingo, 20 de novembro de 2016

IHGM comemora seus 91 anos de fundação



São Luís – Na última sexta-feira(18), à tarde, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão(IHGM), realizou a Sessão Magna Comemorativa dos seus 91 anos de fundação. Fizeram parte da mesa de abertura, o Vice-presidente, professor José Augusto Silva Oliveira, o Presidente, professor Euges Lima e a decana, professora Eneida Vieira da Silva Ostria de Canedo.

O Presidente Euges Lima, fez a abertura oficial da solenidade, destacando a tradição e a capacidade do IHGM em resistir às adversidades e de permanecer contribuindo ao conhecimento da história e geografia do Maranhão. Estiveram presentes vários sócios e convidados. Após as falas dos membros da mesa, foi franqueada a palavra para os demais sócios e convidados, onde foram feitas manifestações de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela atual gestão, no sentido de melhoramento da estrutura física da sede, além da projeção e divulgação do Instituto na sociedade maranhense, por meio de vários eventos acadêmicos promovidos pela entidade.

A sócia efetiva, Eneida Vieira da Silva, destacou o grande trabalho realizado pela atual gestão César Marques, afirmando já ser uma das melhores do IHGM de todos os tempos. O sócio honorário José Fernandes, também fez uso da palavra e disse que estava há algum tempo sem poder comparecer, mas ficou muito contente em ver as melhorias realizadas e percebidas e a reforma e ampliação da Biblioteca e seu acervo. Encerrada a sessão, foi cantado os parabéns,  cortado o bolo e oferecido um coquetel.

91 anos de história

No dia 20 de novembro de 1925 por iniciativa de Antônio Lopes, foi fundado o Instituto de História e Geografia do Maranhão, que depois passou a chamar-se Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), cujo primeiro presidente foi o Dr. Justo Jansen Ferreira. O objetivo era criar uma sociedade científica que coordenasse os estudos e pesquisas nas áreas de história, geografia, etnografia, etnologia e arqueologia do Maranhão. O IHGM é considerado a primeira instituição cientifica do Estado do Maranhão.

A inauguração ocorreu em 2 de dezembro, em Sessão Magna, no salão da Câmara Municipal de São Luís, realizada em homenagem ao Centenário de nascimento de Dom Pedro II. Os fundadores eram um grupo de 11 intelectuais, dos mais renomados, estudiosos da história e geografia do Maranhão. Entre eles estavam: Antônio Lopes da Cunha, Justo Jansen Ferreira, José Ribeiro do Amaral, Domingos de Castro Perdigão, Wilson da Silva Soares, Benedito de Barros e Vasconcellos, Pe. Arias Cruz, Pe. José Ferreira Gomes, José Pedro Ribeiro e José Eduardo de Abranches Moura.


Um ano depois de sua fundação (1926), o Instituto Histórico publicou o número um de sua revista, a mais antiga do gênero em circulação no estado, que está completando 90 anos. Ao longo destes 91 anos, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão publicou 45 revistas, promoveu inúmeros encontros, seminários, palestras, simpósios, contribuindo assim, para o estudo, a pesquisa e a divulgação do conhecimento histórico, geográfico e das áreas afins, além de defender e velar o patrimônio histórico e cultural do Maranhão. O IHGM é uma sociedade cientifica, formada por 60 cadeiras, possui um acervo bibliográfico e documental valioso, abrigado numa biblioteca composta de 7 mil volumes. Está situado à Rua de Santa Rita, 230, Centro. 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário