sábado, 2 de julho de 2016

Historiador Paulo Menezes é eleito para o IHGM




Adaptado do Blog do João Badeco

Paulo Menezes
O Secretário de Cultura de Colinas, Prof. Paulo Menezes, foi eleito Membro Catedrático do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. Historiador, professor e escritor, Paulinho, como é conhecido, vai ocupar a Cátedra de nº 16, patroneada pelo Padre Frei Francisco de Nossa Senhora dos Prazeres, eminente missionário jesuíta e um dos primeiros historiadores a registrar a História do Maranhão. Falecido em 1852, o padre é autor de várias obras, dentre as quais a Collecção de Etymologias Brasílicas (1846) e Poranduba Maranhense (1851).

A notícia da eleição de Paulinho foi dada de maneira ainda informal pelo presidente do instituto, o historiador Euges Lima, responsável pela indicação. A escolha se deu no último dia 28 de junho.

O Currículo Lattes de Historiador, Escritor e Educador de Paulo Menezes foi submetido à apreciação dos membros do IHGM, personalidades de notório e respeitável rigor técnico no Maranhão, e aprovado por unanimidade dos membros como Sócio Efetivo.

Fundado em 1925 pelo historiador Antônio Lopes, o IHGM é uma instituição de cunho acadêmico, com foco em pesquisa, ensino e preservação da memória histórica maranhense.

Juntamente com outros conhecidos nomes das letras e da história maranhense como Euges Lima, Joaquim Nagib Haickel, Des. Arthur Almada Lima Filho, José Augusto Oliveira, Natalino Salgado, Antonio Guimarães, Ilzé Cordeiro, Terezinha Rêgo, José Sarney, entre outros. O colinense Paulo Eduardo de Sousa Pereira vai compor institucionalmente o cenáculo de letras maranhense contribuindo de forma mais efetiva para a preservação da história, cultura e patrimônio histórico de Colinas, do Alto Itapecuru, e de todo o sertão maranhense.

A data da posse, cerimônia de imposição da Joia de Sócio Efetivo e alocação da fotografia na Galeria dos Confrades ainda vai ser definida pelo Presidente do IHGM.

Fonte: http://www.joaobadeco.com/secretario-de-cultura-de-colinas-e-eleito-membro-catedratico-do-instituto-historico-e-geografico-do-maranhao/



Nenhum comentário:

Postar um comentário