quinta-feira, 7 de julho de 2016

Biblioteca do professor Caldeira é doada ao IHGM


José de Ribamar Caldeira
São Luís - O valioso acervo do professor da UFMA, sociólogo e cientista político maranhense, um dos precursores da sociologia e ciência política no Maranhão, José de Ribamar Chaves Caldeira, falecido em 2003, foi doado pela família para integrar o acervo do IHGM.

São cerca de mais de dois mil títulos, especializados nas áreas de ciências sociais e humanas, além de obras de arte.

Segundo o presidente do IHGM, professor Euges Lima, será mantida a unidade do acervo e será disponibilizado uma sala exclusiva na Biblioteca Hédel Ázar do IHGM para abrigá-lo, onde será feita uma homenagem, denominando o espaço de "Acervo José Caldeira" que estará aberto aos estudantes, professores e pesquisadores. A viúva do professor Caldeira, Marlene Caldeira, declarou estar contente, pois temia que o acervo se dispersasse.

Caldeira nasceu em Pedreiras/MA em 21 de julho de 1940 e iniciou sua carreira no magistério superior na UFMA por meio de concurso público em 1971, onde lecionava no Departamento de Sociologia e Antropologia. Doutorou-se pela USP(1989) com a tese: “Origens das indústrias no sistema agroexportador maranhense (1875-1895)”, em que analisou a formação da instalação de um parque fabril em região do nordeste brasileiro no final do século XIX.

Transitou nas áreas de História, Economia Regional, Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas. Faleceu em São Luís no dia 23 de julho de 2003, pouco depois de completar 63 anos.

A assinatura do termo de doação está prevista para o dia 22 próximo, às 16h, na Biblioteca do IHGM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário