segunda-feira, 20 de junho de 2016

Novos sócios tomam posse no IHGM


São Luís – Nos últimos dias 10 e 11, tomaram posse no IHGM, nas Cadeiras 17 e 09, a professora da UEMA, Maria Goretti Cavalcante Carvalho, cujo patrono é o Frei Custódio Alves Serrão e o historiador, Antônio Guimarães. Eles foram eleitos para sócios efetivos do Instituto Histórico na Assembleia Geral no dia 16 de dezembro de 2015.


Professora Goretti
Autora de várias publicações, entre elas: O Projeto Educativo das Capuchinhas. Ed. Eduema: São Luís, 2012. Professora Goretti é Doutoranda em História, pela UNISINOS. Mestre em Educação e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA-(2003). Professora Assistente II, 40 horas - Dedicação Exclusiva do Departamento de Educação e Filosofia, da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA; Membro do Colegiado de Física - UEMA.
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação; Filosofia da Educação e Didática. Pesquisa sobre a Missão Capuchinha no Maranhão (Séculos XIX e XX) e sobre a História das Religiões e Religiosidades.
Historiador Antônio Guimarães

O escritor, professor e historiador, Antônio Guimarães de Oliveira, tomou posse no último dia 11, às 18h, na sede IHGM na cadeira de n. 09, patroneada por Bernardo Pereira de Berredo e Castro, autor de "Anais Históricos do Estado do Maranhão" (1749).


Guimarães é graduado em história pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), professor de história de Rede Pública estadual. Já foi agraciado com várias honrarias, entre elas, a medalha de mérito Simão Estácio da Silveira, a maior honraria do legislativo Municipal. É autor de inúmeros livros, cujos os mais recentes, são: São Luís: Memória e Tempo; São Luís em Cartões Postais e Álbuns de Lembranças e Pregoeiros & Casarões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário