sexta-feira, 3 de junho de 2016

IHGM organiza exposição em homenagem aos 100 anos de O Torrão Maranhense


São Luís - Está aberta desde o último dia 25 de maio, no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), a exposição em comemoração aos 100 anos da publicação do primeiro livro de Raimundo Lopes, “O Torrão Maranhense”. Raimundo Lopes era bacharel em Letras, mas dedicou-se à produção acadêmica, voltando seus estudos para a Geografia, a Etnografia, a Etnologia, a Arqueologia, a História e a Sociologia. Em 1916, Raimundo lançava, no Rio de Janeiro, a primeira edição de seu livro que teve uma grande receptividade no meio científico da época, “O Torrão Maranhense”, que começou a escrever aos 17 anos, algo incomum.

“Esse livro é considerando um Clássico da Geografia Maranhense e de certa forma nacional, foi de caráter inovador em relação à geografia brasileira de então, trata-se do primeiro livro de geografia regional baseado nos métodos da moderna geografia”, destacou o presidente do IHGM, Euges Lima.

Raimundo Lopes foi um notável pesquisador do Museu Nacional. Foi membro do IHGM, fundador da Cadeira de N.º 2, patroneada por Yves Dreveux e é patrono da Cadeira de n.º 27. A exposição vai  até o dia oito de julho e conta com o apoio cultural do Sinproesemma (Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica Pública das Redes Municipais e Estadual do Maranhão). Raimundo publicou ainda Os Fortes Coloniais de São Luís, As Regiões Brasileiras, Entre a Amazônia e o Sertão, etc. Faleceu próximo a completar 47 anos, no Rio de Janeiro.







Nenhum comentário:

Postar um comentário