terça-feira, 31 de maio de 2016

IHGM, LeYa e Leitura lançam livro de Mary Del Priore em São Luís



São Luís – No último sábado (28), à noite, na livraria Leitura do São Luís Shoping,  ocorreu o lançamento do livro "Histórias da Gente Brasileira: colônia, da historiadora Mary Del Priore, o evento foi bastante concorrido, estavam presentes os membros do IHGM, professores, estudantes e leitores em geral. O lançamento do livro aqui em São Luís, foi uma parceria entre o IHGM,  a Editora LeYa e a livraria Leitura. O evento teve inicio com uma palestra da historiadora sobre o livro e suas abordagens, seguida de um debate e sessão de autógrafos.

Por trás da história dos grandes feitos, datas marcantes e personalidades notáveis estão as narrativas do cotidiano, um passado escrito por personagens anônimos que, ao longo dos anos, acabaram por se misturar ao próprio tecido social. O que Mary Del Piore oferece na nova série Histórias da gente brasileira (LeYa) é um estudo desse tecido, uma “histologia histórica” que analisa os fios miúdos que entrelaçam as tramas do passado e, com simplicidade e frescor, apresenta uma história do Brasil diferente. No Volume 1: Colônia, a autora lança luz sobre o universo multicolor das pessoas comuns e coisas pequenas que formaram um caráter nacional ainda hoje presente em nossas vidas e formas de pensar.

“O que parece uma cacofonia, ruído desencontrado, é música. São os sons da rua, da casa, dos instrumentos de trabalho ou de festas. Para isso é preciso olhar pelo retrovisor para ver como nossa gente era, como morava, vestia, comia, trabalhava, ria, amava e sonhava. De que forma seus problemas foram ultrapassados de geração em geração. Mas é preciso também olhar pelo buraco da fechadura, para enxergar como se comportava em sua intimidade nos momentos de medo, dor ou prazer”,  escreve Mary na apresentação.

Compondo também a mesa, estava o presidente do IHGM, professor Euges Lima , que destacou a importância do trabalho de divulgação do conhecimento histórico realizado pela historiadora Del Priore em sua obra, fazendo uma história do cotidiano. Vários leitores se manifestaram tecendo elogios ao trabalho e a contribuição da autora para história do Brasil, com suas abordagens inovadoras, fugindo da chamada história tradicional. Ao final, a historiadora Del Priore realizou sessão de autógrafos e foi oferecido um coquetel.











Nenhum comentário:

Postar um comentário