sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

IHGM luta pela restauração dos Códices de Alcântara


São Luís - No último dia 15, às 10h, o presidente do IHGM, professor Euges Lima, esteve reunido com a Diretora do Arquivo Público do Estado do Maranhão (APEM), a historiadora Helena Espínola para tratar do projeto de restauração dos três livros do Senado da Câmara de Alcântara, datados de 1786, 1808 e 1838 que necessitam de restauração urgente e que pertencem ao acervo do IHGM, estando sob sua guarda há mais de 80 anos.
 O IHGM está tentando viabilizar o projeto por meio da secretaria de cultura do Estado. "Os Códices de Alcântara estão sob a guarda do IHGM, mas é um patrimônio imprescindível para a história do Maranhão, portanto é de interesse público que esses documentos sejam restaurados e possam servir para um maior conhecimento da história do Maranhão e em particular de Alcântara", destacou o presidente Euges Lima.
Abaixo, imagens das duas primeiras páginas do livro de Ata do Senado da Câmara de Alcântara, intitulado Termo de Inspeção que trata a priori de registros de coletas de impostos, rubricado e assinado pelo então Juiz Municipal, o Doutor Guilherme Carlos Monteiro.




Comissão do IHGM em reunião com o sec. de Cultura Felipe Camarão

Nenhum comentário:

Postar um comentário