sábado, 1 de agosto de 2015

IHGM promoverá homenagem no Dia Nacional do Historiador


Historiador Marcelo Magalhães
São Luís - Para homenagear os historiadores maranhenses e o seu Dia Nacional, o IHGM estará realizando no próximo dia 19, a palestra: "Cadê os portugueses que estavam aqui? Imigração lusa para o Maranhão na segunda metade do século XIX" que será ministrada pelo professor assistente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Marcelo Magalhães.
 
Magalhães é Mestre pela Universidade estadual do Ceará e é doutorando no programa de pós-graduação da Universidade de Lisboa. Segundo o pesquisador, o tema da imigração lusa no Maranhão é pouco explorado pela historiografia maranhense e ainda carece de muitas explicações. Por que a comunidade lusa que foi tão influente no Estado, desde sua origem e principalmente, durante o século XIX, perdeu influência ao longo dos tempos e praticamente parece inexistir na atualidade. Por que essa descontinuidade? Indaga o historiador.
Para o presidente do IHGM, professor Euges Lima, essa temática “é interessante e original, por isso, convidamos o professor Marcelo para ser o palestrante na homenagem que o Instituto está organizando para o Dia Nacional do Historiador, 19 de agosto. Todos os membros, pesquisadores, colegas historiadores, professores de história e os interessados, estão convidados a compartilharem conosco esse momento".
Um Dia Nacional para o Historiador
O dia 19 de agosto foi escolhido em homenagem ao nascimento de Joaquim Nabuco – 19/08/1849. Nabuco foi diplomata, poeta, orador e memorialista durante o Império, embora, nascido em família escravocrata, se opôs à escravidão. Abaixo um trecho da lei:
LEI Nº 12.130, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009.
Institui o Dia Nacional do Historiador, a ser celebrado anualmente no dia 19 de agosto.
O VICE–PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA. Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o É instituído o Dia Nacional do Historiador, a ser celebrado anualmente no dia 19 de agosto.
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
A palestra será no dia 19 de agosto, às 17h, no auditório do IHGM, à Rua de Santa Rita, 230, ao lado das Lojas Americanas, no Centro de São Luís. Será aberta ao público, as vagas são limitadas e podem ser reservadas pelo telefone: (98) 3222-8464/ das 14h às 18h e pelo e-mail: ihgmma@gmail.com
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário