quinta-feira, 30 de julho de 2015

IHGM expõe obras raras sobre a Independência do Maranhão em homenagem ao 28 de julho



São Luís – Ontem (29), às 17 horas e 30 minutos, iniciou-se a Assembleia Geral do IHGM que teve como pautas principais a doação de livros de autoria de Antônio Lopes e seu irmão Raimundo Lopes ao acervo da Biblioteca da instituição e também a exposição em homenagem ao 28 de julho, onde foram expostas várias obras raras sobre a Independência do Maranhão. 
Os livros dos irmãos Lopes, foram doados pelo presidente do IHGM, Euges Lima, que segundo ele, foram comprados em sebos fora do Maranhão, através da internet, com o objetivo de preencher lacunas no acervo, pois a Biblioteca da entidade não dispunha desses títulos. “ A aquisição dessas obras, sobretudo de autoria de Antônio Lopes foi um presente à Biblioteca do Instituto, pois no acervo não havia tais títulos, então procuramos suprir essa lacuna, através dessa doação”, destacou Lima. Os títulos doados foram “A Presença do Romanceiro” (1967); “Antônio Lopes: estudos diversos” (1973), “História da Imprensa no Maranhão “ (1954) e “Alcântara: uma cidade Tradicional” (1977) de Raimundo Lopes.
Um outro momento importante da tarde e que culminou a Assembleia, foi a abertura da Exposição em homenagem ao 28 de julho, data da adesão do Maranhão à Independência do Brasil, feriado estadual. O Instituto organizou uma mostra de várias obras raras, a maioria primeiras edições do século XIX que tratam da temática da Independência do Maranhão, como o clássico “ História da Província do Maranhão de 1862 de Luiz Antônio Vieira da Silva. Outra raridade exposta, são os “Anais Históricos do Estado do Maranhão” de Bernardo Pereira de Berredo (1849), 1.ª edição maranhense, prefaciada por Gonçalves Dias. Tem também “Memórias do Extinto Estado do Maranhão” de Candido Mendes de 1874. A exposição é aberta ao público, das 14h às 18h e fica disponível até sexta-feira, dia 31.
 
 
 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário