segunda-feira, 22 de junho de 2015

Casarão onde Aluísio Azevedo escreveu O Mulato pode desabar


São Luís - Em março de 2014, o IHGM denunciou nas redes sociais a situação de abandono e a demolição interna do Casarão onde Aluísio Azevedo escreveu O Mulato, liderando um movimento em defesa do imóvel, inclusive, realizando um abraço coletivo, para chamar a atenção das autoridades e da sociedade para o problema. Haviam fortes indícios que o objetivo da proprietária era transformá-lo em estacionamento.
A denúncia ganhou repercussão nas redes sociais e na internet, dezenas de sites e blogs denunciaram o caso. O Ministério Público, entrou com uma Ação Civil Pública para que a obra fosse embargada e fosse restaurado e reconstruído o Casarão.
 Em outubro do ano passado, a justiça concedeu liminar no sentido da proprietária, Bianca Silveira, realizar reparos urgentes para evitar o desabamento da fachada, num prazo de 15 dias, sob pena de multa diária de mil reais.
 Passaram oito meses, nada foi feito e o estado do Casarão só se agravou, correndo risco iminente de desabamento. O imóvel está na área de tombamento estadual. O Ministério Público já solicitou na justiça, audiência com as partes, porém ainda não houve decisão sobre isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário