quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

IHGM fará homenagem hoje a Raimundo Cardoso Nogueira


por Manoel Santos Neto
Jornalista e membro efetivo do IHGM
 
Raimundo Nogueira, ocupava a cadeira de n. 03
Hoje, às 18 horas, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) fará homenagem póstuma ao professor e médico veterinário Raimundo Cardoso Nogueira, Ocupante da Cadeira nº 3, que faleceu na noite de 30 de novembro passado.
Raimundo Nogueira foi secretário de Agricultura na gestão do governador Nunes Freire e funcionário de carreira do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ocupando cargos como os de secretário executivo e secretário de Defesa Agropecuária, na década de 70.
Entre suas contribuições para o setor produtivo do Maranhão estão a construção do primeiro matadouro municipal, em São Luís, a instalação da Copema e Ceasa. Também participou da fundação dos Conselhos Federal e Regional de Medicina Veterinária, e da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
Quando secretário executivo do MAPA, Raimundo Cardoso Nogueira também conseguiu aprovar a verba que viabilizou a construção do Parque Independência e a realização da primeira edição da Expoema (Exposição Agropecuária do Maranhão).
Raimundo Cardoso Nogueira (30 de agosto de 1931 – 30 de novembro de 2014) tinha 83 anos de idade e ocupava a Cadeira nº 3 do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), patroneada por Diogo de Campos Moreno.

IHGM realizará confraternização hoje à noite

 
O IHGM realizará hoje à noite, após sua última Assembleia do ano, a partir das 19h, sua confraternização, onde reunirá membros, funcionários e amigos do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.
Para o presidente Euges Lima, “esse é um momento importante para a entidade e seus membros, após um ano intenso de muito trabalho e atividades, pois é hora de balanço e reflexão do ano que está findando e ao mesmo tempo, momento de reforçar os laços de amizade e fraternidade entre nós. Desejamos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações a todos, em especial para nossos membros e acreditamos que o ano de 2015 será de mais êxito para o IHGM," destacou.