sábado, 14 de junho de 2014

Sócia do IHGM faz palestra de abertura em Seminário na capital capixaba


Ana Luiza Ferro, sócia do IHGM e Promotora de Justiça
A Sócia efetiva do IHGM e Promotora de Justiça, a escritora Ana Luiza Almeida Ferro, ministrou no dia 6 de junho uma palestra e uma aula na cidade de Vitória, Espírito Santo, sobre o tema das organizações criminosas e do crime organizado.

A palestra, bastante prestigiada pelos membros do parquet local, entre outros convidados, ocorreu no turno vespertino, no Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo, a convite do seu Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - CEAF, na abertura do "Seminário sobre Crime organizado".

 A aula, por sua vez, foi a partir das 19h00, na Faculdade de Direito de Vitória - FDV, em seu Curso de Especialização em Ciências Criminais, coordenado pelo Prof. Gustavo Senna Miranda. Em ambas, a Promotora de Justiça abordou aspectos, inclusive históricos, de seus dois livros sobre o tema, Crime organizado e organizações criminosas mundiais (2009), pelo qual foi entrevistada por Jô Soares, e Criminalidade organizada: comentários à Lei 12.850, de 02 de agosto de 2013 (2014), este atualmente na lista dos mais vendidos da Editora Juruá, de Curitiba. É a segunda vez, em menos de um ano, que a jurista ludovicense é convidada a tratar do tema do crime organizado na capital capixaba.



 

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Monumento mais antigo do Maranhão é alvo de vandalismo

  
Pedra da Memória, 06/14
 
 
D E N Ú N C I A

Monumento mais antigo de São Luís, Pedra da Memória (1841), localizado na AV. Beira-Mar, erigido em homenagem a Coroação de D. Pedro II é alvo de vandalismo. Onde está o poder público?

 
HISTÓRIA DA PEDRA

Trecho do artigo " A PEDRA DA MEMÓRIA E A COROAÇÃO DO IMPERADOR" do professor Euges Lima( http://ihgm1.blogspot.com.br/2012/05/pedra-da-memoria-e-coroacao-do.html ):

Jornal Maranhense, 1841.
É preciso notar que o ano de 1841 é o ano da Sagração de D. Pedro II, como Imperador do Brasil, na Capital do Império, marcada por grandes cerimônias e solenidades, com muita pompa e circunstância, digna das coroações das grandes monarquias europeias e que provavelmente repercutiu em todas as províncias do Brasil.
 
No Maranhão, a chegada da notícia sobre a coroação do Imperador gerou três dias de festejos e comemorações, dias 14, 15 e 16 de setembro de 1841, principalmente em São Luís, verdadeira festa cívica, comandada pelo presidente da província, João Antônio de Miranda, culminando com a criação de orfanato, lançamento de obras públicas e monumentos.
 
Escrevendo para o Sr. Cândido José de Araujo Viana, Ministro e Secretário do Estado dos Negócios do Império, descreveu assim o lançamento da Pedra da Memória, o presidente da província:
 
“Na tarde do dia 15 houve nova e magnífica parada no campo de Ourique, para onde ainda concorrerão as pessoas mais gradas da capital, e immenso povo, ahi tive a honra ainda de lançar a pedra fundamental para uma Pyramide, que a corporação Militar inaugurou á Sagração de S. M. o Imperador.” (JORNAL MARANHENSE, anno I, n. 27, 1841, p. 1)
 
Como parte dessas homenagens feitas no Maranhão à Coroação do Imperador que se inicia a construção do Cais da Sagração no dia 14 de setembro de 1841 e a aprovação da lei pela Assembleia Provincial que cria a Casa dos Educandos Artífices, uma espécie de orfanato profissionalizante para órfãos e menores abandonados, inspirada na Casa dos Educandos do Pará. É no contexto dessas comemorações quarentistas que são lançados os fundamentos da Pedra da Memória e que se explicam as razões de sua homenagem a D. Pedro II.
 
Pedra da Memória, 06/14
 
Jornal Maranhense, 1841
 
Inscrição da Pedra da Memória
 

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Novos sócios são empossados no IHGM


São Luís – No último dia 6(sexta), no auditório do Liceu maranhense, escola centenária, a mais antiga do Estado, o IHGM realizou mais uma solenidade de posse de oitos novos sócios. A cerimônia começou às 19 horas com a saudação inicial da presidente Telma Bonifácio.
Compuseram a mesa de abertura a decana, professora Eneida Vieira da Silva, ex-presidente da Instituição, a diretora Clores Holanda, o sócio Josiel Ferreira e a presidente Telma Bonifácio.
Conforme a tradição, seguindo o rito da solenidade, os empossandos adentraram no recinto, acompanhados por membros do Instituto, em seguida, os ingressos prestaram o juramento de honrar o Instituto, foram apresentados por seus respectivos proponentes, receberam de seus familiares um colar com medalha, receberam o diploma das mãos da presidente e finalmente foram empossados. Já na qualidade de membros efetivos, proferiram seus discursos de elogio ao patrono da cadeira.
Foram empossados nessa noite no IHGM, o professor e advogado, Francarlos Diniz Ribeiro, ocupando a cadeira de n.º 02, patroneada por Ives D’Euvrex, a professora Jossilene Louzeiro Alves, ocupando a cadeira de n.º 08, patroneada por João Felipe Benthendorf, a professora Jocelina Correia Monteiro, ocupando a cadeira de n.º 10, patroneada pelo Pe. José de Moraes, a professora Abianci Alves de Melo, ocupando a cadeira de n.º 29, patroneada por José Ribeiro do Amaral, a professora Edna Maria de Carvalho Chaves, ocupando a cadeira de n.º 30, patroneada por Justo Jansen, a professora Neide Maria Ferreira Lima, ocupando a cadeira de n.º 50, patroneada pelo Pe. Antonio Pereira, a professora Maria de Nazare Leite da Silva, ocupando a cadeira de n.º 51, patroneada por Ruben Almeida e a desembargadora aposentada Josefa Ribeiro da Costa, ocupando a cadeira de n.º 55, patroneada por José Ribeiro de Sá Vale.
Após a cerimônia, os empossados pousaram para a foto oficial com os demais membros e ofereceram um coquetel para os convidados. A solenidade foi bastante concorrida, contou com a presença dos familiares e amigos dos novos sócios e registrou-se a presença de mais de cem pessoas.