quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Membro do IHGM lançou livro sobre "O Poder no Tempo"

Adaptado do site da Universidade CEUMA

Aldy Mello, ex-reitor da UFMA
O professor, escritor e ex-reitor da Universidade Ceuma e UFMA, membro efetivo do IHGM, Aldy Mello de Araújo, lançou seu mais novo livro, intitulado “O Poder no Tempo” na Instituição. O lançamento aconteceu no salão nobre da biblioteca Presidente José Sarney, no dia 27 de novembro, às 19h, no campus Renascença. Na ocasião, foi realizada uma sessão de autógrafos, prestigiada pela comunidade acadêmica, familiares e autoridades.
A publicação é uma longa viagem pela trajetória da Humanidade e o progresso humano, desde a Pré-história até a Contemporaneidade de nossos dias, estudando o poder no tempo. O autor explica que o poder, no tempo antigo ou nos novos tempos, tem sido sempre objeto de ganância e disputa por parte de seus detentores, não importando que eles tenham sido imperadores, reis, colonizadores, papas ou governantes. Assim como os poderosos, as igrejas, também, buscaram o exercício do poder em nome da uma espiritualidade, não bastando os gregos com suas divindades primordiais ou alegóricas.
Durante o evento, o reitor Marcos Barros em sua fala disse que a Instituição sente-se honrada por receber este evento, de grande valia para a literatura local.
O professor Ramiro Azevedo, presidente do Conselho Editorial e docente há mais de 22 anos na Universidade, fez uma saudação ao homenageado e discorreu sobre o méritos do trabalho. “O professor Aldy Mello de Araújo possui uma expressiva e competente folha de serviço acadêmico à mocidade do Maranhão e do Brasil. É dignificante o exemplo que dá como intelectual em plena capacidade criativa, agora realçada com este eloquente trabalho “O Poder no Tempo”. A comunidade acadêmica, principalmente, está de parabéns”, enfatizou.
O livro contém 7 capítulos, todos expondo a caminhada da raça humana e como ela tem convivido com o poder, não esquecendo a evolução do conhecimento e as conquistas de cada época. Trata-se não só de um olhar sobre o passado, mas de uma revisão da memória do tempo em torno de um assunto que ainda hoje ocupa lugar no coração e na vontade dos homens: o poder.
Após os discursos, o Professor Aldy Mello expressou seu agradecimento aos presentes e colaboradores. “Além de honrado é muito gratificante estar aqui. O livro é sempre o resultado de um trabalho de pesquisas onde expomos ideias e deixamos para as gerações futuras aproveitarem, pois geralmente quem faz o livro não aproveita quase nada. Aproveita é quem lê. Portanto, é muito festivo estar aqui revendo amigos, revendo todos vocês que trabalham na Universidade Ceuma e isso me faz ter um sentimento de grandeza, de gratidão”, disse.
Estiveram presentes no evento o reitor Marcos Barros, o pró-reitor de graduação Saulo Martins, o pró-reitor da Saúde Marcos Pacheco, o pró-peitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Valério Monteiro Neto, o defensor do Estado Aldy Mello de Araújo Filho, a defensora geral do Estado Mariane Albane, além de professores e convidados do autor.
O livro ficará disponível em todas as Livrarias Belas Artes e no IHGM.
Mais sobre o autor
Aldy Mello de Araújo é ex-professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Louvain, na Bélgica. Possui os cursos de Administração Universitária pela Organização Universitária Nacional – OUI, do Canadá; Metodologia da Pesquisa Social pela Portland State University, nos Estados Unidos; professor emérito da Arkansas State University, também nos Estados Unidos; bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFMA.
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), ex-reitor da UFMA, da Universidade Ceuma e ex-diretor da Faculdade Euro-Americana, em Brasília. É membro titular do Conselho Diretor da Universidade Federal do Maranhão; da Academia de Ciências e Artes da Câmara Brasileira de Cultura, na área de Ciências Sociais, onde ocupa a cadeira Gilberto Freyre, e do Conselho de Desenvolvimento Tecnológico do Estado do Maranhão.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário