sexta-feira, 13 de junho de 2014

Monumento mais antigo do Maranhão é alvo de vandalismo

  
Pedra da Memória, 06/14
 
 
D E N Ú N C I A

Monumento mais antigo de São Luís, Pedra da Memória (1841), localizado na AV. Beira-Mar, erigido em homenagem a Coroação de D. Pedro II é alvo de vandalismo. Onde está o poder público?

 
HISTÓRIA DA PEDRA

Trecho do artigo " A PEDRA DA MEMÓRIA E A COROAÇÃO DO IMPERADOR" do professor Euges Lima( http://ihgm1.blogspot.com.br/2012/05/pedra-da-memoria-e-coroacao-do.html ):

Jornal Maranhense, 1841.
É preciso notar que o ano de 1841 é o ano da Sagração de D. Pedro II, como Imperador do Brasil, na Capital do Império, marcada por grandes cerimônias e solenidades, com muita pompa e circunstância, digna das coroações das grandes monarquias europeias e que provavelmente repercutiu em todas as províncias do Brasil.
 
No Maranhão, a chegada da notícia sobre a coroação do Imperador gerou três dias de festejos e comemorações, dias 14, 15 e 16 de setembro de 1841, principalmente em São Luís, verdadeira festa cívica, comandada pelo presidente da província, João Antônio de Miranda, culminando com a criação de orfanato, lançamento de obras públicas e monumentos.
 
Escrevendo para o Sr. Cândido José de Araujo Viana, Ministro e Secretário do Estado dos Negócios do Império, descreveu assim o lançamento da Pedra da Memória, o presidente da província:
 
“Na tarde do dia 15 houve nova e magnífica parada no campo de Ourique, para onde ainda concorrerão as pessoas mais gradas da capital, e immenso povo, ahi tive a honra ainda de lançar a pedra fundamental para uma Pyramide, que a corporação Militar inaugurou á Sagração de S. M. o Imperador.” (JORNAL MARANHENSE, anno I, n. 27, 1841, p. 1)
 
Como parte dessas homenagens feitas no Maranhão à Coroação do Imperador que se inicia a construção do Cais da Sagração no dia 14 de setembro de 1841 e a aprovação da lei pela Assembleia Provincial que cria a Casa dos Educandos Artífices, uma espécie de orfanato profissionalizante para órfãos e menores abandonados, inspirada na Casa dos Educandos do Pará. É no contexto dessas comemorações quarentistas que são lançados os fundamentos da Pedra da Memória e que se explicam as razões de sua homenagem a D. Pedro II.
 
Pedra da Memória, 06/14
 
Jornal Maranhense, 1841
 
Inscrição da Pedra da Memória
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário