quinta-feira, 17 de abril de 2014

DISCURSO DE (RE)INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA HÉDEL JORGE ÁZAR NO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO MARANHÃO – IHGM (09/04/2014)


Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo (Presidente do IHGM)

A existência de uma Biblioteca vem dos gregos onde a palavra BÍblos + ínkn= depósito de livros e na definição tradicional do termo, depósito onde se guarda livros.
De forma mais abrangente Biblioteca é todo espaço concreto, virtual ou híbrido destinado a receber coleções de informações de quaisquer tipos, sejam escritas em papel ou digitalizadas e armazenadas em qualquer tipo de material que pode ser CDs, VHS, DVD, Memória virtual  de qualquer espécie.
No entanto toda a saga da biblioteca antecede a própria história do livro e vai encontrar abrigo no momento em que a humanidade começa a dominar a escrita. As primeiras bibliotecas que se tem noticias são as chamadas “bibliotecas minerais”, quando seu acervo era constituído de material de argila, depois vieram as vegetais e as animais, constituídas de rolos de papiro e pergaminhos, são as bibliotecas dos babilônios, dos assírios, dos egípcios, chineses e persas.
Mais tarde com o advento do papel fabricado pelos árabes começa a existência de bibliotecas de papel e mais adiante o surgimento do próprio livro como temos hoje.
Acreditamos que a Biblioteca mais antiga seja a dos assírios na época do rei Assurbanipal cujo acervo era formado de placas de argila escritas em caracteres cuneiformes. No entanto nenhuma biblioteca foi mais importante do que a de Alexandre, no Egito, chamada de Biblioteca de Alexandria em sua homenagem. Dados existentes registram que a mesma teria agregado de 40 a 60 mil manuscritos em rolos de papiro, chegando a um total de 700 volumes nomeados, para além disso ela ficou famosa por ter em seu acervo grande quantidade de documentos históricos que se perderam após três incêndios seguidos.
Mas, outras bibliotecas tiveram seu momento histórico como a de Gaza, a de Nínive, a da Mesopotâmia e a de Pérgamo que foi incorporada a de Alexandria antes de sua destruição.
A partir do século XVI as bibliotecas são modernizadas e se transformam em lugares acessíveis a todo individuo pois antes era local restrito aos letrados, filósofos e teatrólogos, passando a ter um caráter mais civil, democrático e especializada em diversas áreas de conhecimento.
No Brasil a Biblioteca oficial é a Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro que se tornou Nacional em 1825 após a instalação da Família Real no país, inicialmente foi constituída pelos livros pertencentes ao Rei de Portugal D. José I e trazida ao Brasil por D. João VI.
As bibliotecas podem ser publicas e particulares, nas primeiras o acesso é gratuito e se caracterizam por ser local de acesso à informação que seja útil a sociedade, atualmente as bibliotecas agregam também a forma digital.
Quanto às bibliotecas particulares são mantidas por particulares ou por instituições privadas, de pesquisa ou por grandes colecionadores, permitindo acesso a estudiosos e pesquisadores de áreas afins.
Normalmente as bibliotecas são organizadas por assuntos e mais detalhadamente por nomes de autores de modo a facilitar a localização e consulta por parte dos usuários, no entanto com a informatização dos acervos geralmente encontramos hoje bibliotecas com acesso online com as mais modernas formas de consulta.
Trata-se de uma evolução natural, pois a própria historia da biblioteca, antes tida somente como guarda do conhecimento, passou através dos tempos a ser considerada uma organização responsável por manter sistematizado o saber escrito ou digitalizado.
Para Milanese (1988, p.16) “a história da Biblioteca é a própria história do registro das informações”. Guardar a informação e preserva-la é a principal função da Biblioteca desde o passado distante até hoje.
É por essa razão que hoje aqui estamos reunidos para reinaugurar a Biblioteca do IHGM, criada há quase 90 anos por nossos fundadores históricos tendo a frente o magnânimo Antonio Lopes que certamente pensou como estamos pensando hoje – preservar, guardar e socializar com os estudiosos contemporâneos e sucedâneos a cultura de nosso pais, estado e município.
Nossa biblioteca denominada por agradecimento aos serviços prestados por um antigo presidente do IHGM -  Hédel Jorge Ázar depois de vários momentos de turbulência nos parece que agora irá estar deitada em berço esplendido como o Brasil, pois ao ser triplicada nesse momento de uma sala para três salas e futuramente, seis salas está seguindo os rastros da Biblioteca de Alexandria, renascendo das cinzas, como Fênix para dar lugar a um espaço de saber, democrático e moderno com facilidade de acesso e permanência, dado que antes era impossível devido ao lugar restrito em que se encontrava no 2º piso, assim nesse momento entregamos a sociedade maranhense e em especial aos nossos confrades e confreiras a Biblioteca Hédel Jorge Ázar totalmente reestruturada, sabemos que ainda tem muito a ser agregado a mesma, mas parodiando Júlio César, “a sorte está lançada”, cabe a nós integrantes deste sodalício zelarmos e continuarmos essa obra.
Muito Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário