sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Livro centenário do acervo do IHGM é restaurado e biblioteca ganhará novas instalações




Desde o ano passado que o acervo da biblioteca do IHGM vem passando por um processo de higienização, catalogação e reorganização, para isso o IHGM contratou os serviços de uma profissional para realização do trabalho.
Tudo isso faz parte de um programa de revitalização da biblioteca e seu acervo, imprimido por esta gestão que inclui entre outras medidas, conservação de livros e documentos raros, além de restauração de muitas obras raras ainda existentes que precisam ser recuperadas urgentemente.
Um exemplo é o livro “ A Barra da Tutoya”  de Justo Jansen, primeiro presidente do Instituto Histórico, uma raridade de 1908, com 106 anos.
O livro trata da famosa disputa entre Maranhão e Piauí pela região de Tutóia que dominou a atenção dos dois Estados durante as duas primeiras décadas do século XX , envolvendo historiadores e geógrafos de ambos os lados que produziram uma vasta bibliografia sobre o tema.
Doado por Odilon Soares, em 1951, diretor do IHGM na época. Ocupava a função de bibliotecário e percorria sebos do Rio de Janeiro à procura de raridades relacionadas à história do Maranhão para poder encaminhar à biblioteca do Instituto.
 “Esse livro foi recuperado e em breve voltará ao acervo da biblioteca e representa simbolicamente o início de um novo momento que será marcado pela efetiva valorização do nosso acervo e por uma série de recuperações e restaurações dos nossos livros raros, realizado em parceria com instituições especializadas,” afirmou o vice presidente Euges Lima.

“Como condição para que a biblioteca possa realmente cumprir com sua finalidade e se tornar um espaço de consulta e pesquisa, não só para sócios, mas para toda a sociedade maranhense, o Instituto Histórico e Geográfico empreendeu esforços, no sentido de ampliar as instalações físicas da atual biblioteca, adquirindo um local mais amplo e adequado para abrigar seu acervo que nos últimos anos cresceu significativamente com doações”, destacou a presidente Telma Bonifácio. O local foi reformado e a mudança está em pleno andamento. A previsão de (re)inauguração está prevista para o mês de abril.
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário