segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Depois de um ano e sete meses técnico do IBRAM admite que restauração dos Códices não foi realizada pelo Museu Casa Histórica de Alcântara


Daniel Ricón, prometeu restaurar os códices
Veja o que disse o técnico paulista do IBRAM (Instituto Brasileiro dos Museus), Daniel Ricon, no dia 28 de junho de 2012, na época, lotado no Museu Casa Histórica de Alcântara, quando articulou a transferência dos Códices da Câmara de Alcântara (última relíquia do IHGM) do acervo do Instituto Histórico para o Museu de Alcântara. Oriundos do séculos XVIII e XIX, os códices estavam há 7 décadas sob a guarda do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, provavelmente a partir dos anos de 1930, doação feita por Antônio Lopes, então secretário do IHGM:


” Nós, do Museu Casa Histórica de Alcântara, nos esforçaremos para sermos merecedores da confiança demonstrada pelos sócios do IHGM. Desejamos não só abrigar estes livros, mas também encaminhá-los para que sejam restaurados. Desejamos, principalmente, divulgar seu conteúdo para um grupo maior de pessoas, através da digitalização de suas páginas e também da transcrição e publicação de seu conteúdo. Queremos que as informações contidas nestes livros sirvam para pesquisadores, professores, estudantes. [...]

As atividades necessárias para atingir estes objetivos serão iniciadas imediatamente. Esperamos ter resultados concretos nos próximos meses.”

   Agora, passados quase um ano e sete meses, sem nenhuma notícia ou providência, veja o que ele diz, segundo informa Leopoldo Vaz no Facebook do IHGM:

“Olá amigo Leopoldo. Escrevi para você sobre isso no dia 7 de janeiro, em sua Linha do Tempo no Facebook. Reitero aqui as informações que coloquei lá: a respeito dos códices, não posso dizer muito, pois fui removido para São Paulo e perdi o contato com as atividades do Museu Casa Histórica De Alcântara. [...]

Tentei algumas vezes conseguir o apoio, procurando parceiros na iniciativa privada, sem sucesso. Sugiro que você busque informações sobre os livros com o pessoal que ainda atua lá no Museu Casa Histórica de Alcântara (o museu tem perfil no Facebook). Um grande abraço, e sucesso em suas empreitadas.”

Acredito que agora que temos nosso espaço ampliado e analise dessa "guarda" precisamos trabalhar no sentido de pedir de volta esses manuscritos, “ressaltou nas redes sociais a presidente do IHGM, professora Telma Bonifácio.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário