terça-feira, 2 de julho de 2013

Faleceu o historiador Ciro Flamarion Cardoso


Do site jornal opção

por Euler de França


Faleceu no sábado, 29, Ciro Flamarion Cardoso, 70 anos, um dos mais categorizados historiadores brasileiros. Ele nasceu em Goiânia, em 1942, e fez sua carreira acadêmica no Rio de Janeiro (graduação em história), na França (doutorado em História, na Université de Paris X, Nanterre) e nos Estados Unidos (pós-doutorado, na New York University). Ele era professor da Universidade Federal Fluminense.

Ciro era um historiador competente, pesquisador nato no campo da história antiga e medieval, especializado em egiptologia. Mas também era aquele historiador do tipo pensador, ou seja, contribuía com seus livros, como “Os Métodos da História” (em parceria com Hector Perez Brignole), para o estudante e o historiador pensarem sobre o seu trabalho. Noutras palavras, ele ensinava a pesquisar, mas também a pensar. Ele é autor de “Trabalho Compulsório na Antiguidade” e “Sete Olhares sobre a Antiguidade”.


segunda-feira, 1 de julho de 2013

IHGM organiza seminário sobre os 190 anos do 28 de julho de 1823



Estão abertas desde o dia 27 de junho, as inscrições para o Seminário “O 28 de julho: resistência e adesão do Maranhão à Independência do Brasil (1823-2013), organizado pelo Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.  As inscrições são gratuitas e vão até 24 de julho. Podem ser  feitas através do e-mail: ihgmma@gmail.com ou na secretaria do IHGM. O Seminário será dia 26 de julho, às 8h e 30 min, no Palácio Cristo Rei, em frente a Praça Gonçalves Dias, Centro.

O Maranhão foi a última província a aderir à Independência do Brasil e só o fez, dia 28 de julho de 1823, não sem resistência, quase nove meses depois do   7 de setembro de 1822, liderado por D. Pedro I.


PROGRAMAÇÃO

8h e 30 min Abertura com o Hino Nacional e Hino do Maranhão
8h e 40 min Fala da Presidente do IHGM
9h Conferência de Abertura
Prof. Ms. Manoel Barros (UFMA)
10h Mesa Redonda
Profa. Dra. Telma Bonifácio (IHGM/UFMA)
Prof. Ms. Manoel Barros (UFMA)
11h Homenagens aos Sócios Honorários
11h e 30min Lançamento de Livros
12h e 30 min Encerramento