sexta-feira, 12 de abril de 2013

Marinha prepara homenagem a Jerônimo de Albuquerque


Jerônimo de Albuquerque
 Estiveram, ontem, na Capitania dos Portos do Maranhão, a convite do Capitão Jair dos Santos Oliveira, a presidente do IHGM, professora Telma Bonifácio e o vice, professor Euges Lima. O objetivo do encontro é uma parceria entre o IHGM e a Marinha do Brasil no sentido da organização e promoção de um seminário sobre a figura de Jerônimo de Albuquerque Maranhão.

Este ano, a Marinha estará realizando eventos comemorativos ao aniversário dos quatrocentos anos do início da Conquista do Maranhão pelas forças navais comandadas por Jerônimo de Albuquerque em 1613. Dessa forma a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha está coordenando a programação de diversos eventos nas cidades de São Luís, Recife e Rio de Janeiro.

A proposta é a realização de um seminário intitulado: “Jerônimo de Albuquerque e sua importância na história do Maranhão: símbolos, significados e representações”, previsto para ocorrer nos dias 20 e 21 de novembro, no auditório central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Capitão Santos
Participou também dessa conversa e ajudou nas tomadas de decisões o comandante Ramos, membro efetivo do IHGM e ocupante da cadeira de número quatro, patroneada por Simão Estácio da Silveira.  Ao final, o capitão dos portos do Maranhão, capitão de mar e guerra, Jair dos Santos Oliveira, ofereceu um almoço para os membros do IHGM, onde estavam presentes também o Capitão de Fragata, Ricardo Guimarães Barbosa, o Capitão de Corveta, Paulo Sérgio e as senhoras, Graça Rosa Barreto Domingues e Leidesmar Nalas, representantes do Programa Nacional de Gestão Pública. 



 
Capitania dos Portos do Maranhão

terça-feira, 9 de abril de 2013

Amanhã, Ciclo de palestras

Amanhã, dia 10, às 17 horas, no Auditório do IHGM, Ribamar Seguins , será ministrada mais uma palestra do Ciclo do Instituto Histórico. Mensalmente acontece uma palestra, geralmente ministrada por um sócio. Esta é quarta deste ano e será sobre a história do 24 BC no Maranhão, proferida pela presidente Telma Bonifácio.