sábado, 16 de novembro de 2013

Seminário sobre a história de Jerônimo de Albuquerque acontece dias 20 e 21



Do site do Imparcial

O Seminário contará com a presença do próprio descendente de Jerônimo de Albuquerque, Paulo Albuquerque Maranhão.
           
Para homenagear Jerônimo de Albuquerque Maranhão, capitão mor da conquista e colonização portuguesa no Estado, a Marinha do Brasil e o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, com apoio da UFMA e Sociedade dos Amigos da Marinha (Soamar) realizarão no auditório da Cidade Universitária, às 14h, nos dias 20 e 21 deste mês, um seminário sobre a importância de Jerônimo de Albuquerque na História do Maranhão, na data que marca os 400 anos da expedição naval da conquista.

Filho do colonizador português Jerônimo de Albuquerque e uma índia pernambucana, Maria do Espírito Santo Arcoverde, Jerônimo foi o principal conquistador na expulsão dos franceses das terras do Maranhão. Junto com Diogo de Campos, lutou na batalha de Guaxenduba, diante do Forte Santa Maria, atual município de Icatu, contras as tropas de Daniel de La Touche. O capitão, acompanhado de uma multidão de índios flecheiros, provocou severas baixas nas tropas francesas, causando a desistência dos franceses restantes.

O seminário, que explora um pouco mais da história do homem que adotou Maranhão no sobrenome, terá como tema Jerônimo de Albuquerque e sua Importância na História do Maranhão: Símbolos, Significados e Representações, tendo as presenças da historiadora e professora Maria de Lourdes Lacroix, autora do livro Jerônimo de Albuquerque Maranhão: guerra e fundação no Brasil colonial; do vice-presidente do IHGM, Euges Lima; e do próprio descendente de Jerônimo de Albuquerque Maranhão, Paulo Albuquerque Maranhão.

As inscrições estão abertas e são gratuitas, podendo ser feitas pelo e-mail da Capitania dos Portos: inscricao@cpma.mar.mil.br. As matrículas encerram no dia 20, até 30 minutos antes de começar o seminário. No fim do evento, o participante receberá um certificado. Mais informações no telefone: (98) 2107-0101 e no site http://www.mar.mil.br/cpma/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário