quinta-feira, 14 de novembro de 2013

IHGM encerra com sucesso o Ciclo de Palestras 2013


 
São Luís – ontem, às 18 horas, no auditório Ribamar Seguins, na sede do IHGM, ocorreu mais uma palestra promovida pelo Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. Dessa vez a temática abordada foi “1614: a História da Batalha de Guaxenduba”. O palestrante foi o professor de história e vice-presidente do IHGM, Euges Lima.
Essa palestra encerra um ciclo de um total de oito palestras realizadas este ano pela entidade, que tem como objetivo, socializar com os sócios e o público interessado, as pesquisas e estudos realizados pelos membros do Instituto Histórico.
A BATALHA
A batalha de Guaxenduba foi uma luta sangrenta travada nas praias da atual cidade de Icatu, entre franceses e portugueses no início do século XVII pela posse do Maranhão. Episódio marcante da história do Maranhão colonial é considerado de suma importância para expulsão dos franceses e início da colonização portuguesa, já que o resultado dessa batalha foi favorável às tropas portuguesas, lideradas pelo Capitão-mor Jerônimo de Albuquerque.
PONTOS ABORDADOS
O professor Euges Lima abordou vários aspectos que representam certa renovação em relação a historiografia tradicional sobre o tema, como as causas da improvável vitória portuguesa, que segundo ele, foi tradicionalmente remetida a uma versão lendária e mal explicada pela historiografia tradiconal.
A percepção da batalha e principalmente o “modus faciendi”, precursor das forças portuguesas num contexto de um estilo peculiar de guerrear próprio do Brasil, que envolvia os indígenas e suas técnicas beligerantes, que depois ficou conhecido como guerras brasílicas ou guerras do Brasil em oposição à maneira européia de guerrear, é outro aspecto que devemos estudar. A batalha de Guaxenduba é um momento importante desses primórdios do Maranhão colonial, precisamos avançar para além das versões lendárias e superficiais. É um tema praticamente ignorado no contexto da historiografia brasileira recente, como de certa forma, grande parte da nossa história do Maranhão, destacou Euges Lima.
O TRAÇADO DO FORTE
Durante a palestra foram exibidos vários slides de mapas do século XVII, como o mapa do Maranhão mais antigo, atribuído ao cartógrafo português João Teixeira de Albernaz, além da planta do forte português construído em Guaxenduba, desenhada pelo engenheiro mor do Brasil Francisco Frias de Mesquita, autor do traçado urbano de São Luís no século XVII.
Ao final, a presidente do IHGM, professora Telma Bonifácio, agradeceu a presença de todos e destacou o Ciclo de Palestras 2013 e seu encerramento com bastante êxito e muito proveitoso para o conhecimento e debates acerca da história e geografia do Maranhão.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário