quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Márcio Coutinho faz palestra sobre as Leis Fundamentais da França Equinocial



Ontem (11), às 18 horas, na sede do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, o pesquisador, advogado e sócio efetivo, Márcio Coutinho, proferiu palestra intitulada “1612: As primeiras Leis Fundamentais das Américas”
 
Coutinho à luz do direito, contextualizando historicamente o período em estudo, discorreu sobre o conceito de Leis Fundamentais da França Equinocial e suas características. Disse que embora o tratado de Tordesilhas (1494), determinasse a partilha do Novo Mundo entre Portugal e Espanha, a França nunca reconheceu tal legitimidade.

Estiveram presentes vários sócios do IHGM e convidados que prestigiaram a palestra. Após a exposição, muitos participaram com perguntas e comentários sobre o tema. A presidente, Telma Bonifácio, destacou a programação exitosa do Calendário do IHGM, neste ano. " Estão sendo cumpridas rigorosamente todas as atividades propostas e aprovadas em Assembleia". 

Essa foi a sétima palestra do Ciclo de Palestras 2013 promovido pela entidade, em sua sede, como forma de socializar o conhecimento e as pesquisas realizadas pelos sócios, principalmente na área de História do Maranhão. As palestras são abertas ao público.


 



 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário