quinta-feira, 18 de julho de 2013

Sócio do IHGM vai lançar livro sobre o esporte maranhense



Dia 26 de julho, sexta-feira, durante a programação do Seminário: “O 28 de Julho: 190 anos”- data festiva do IHGM – será lançado vários livros de sócios do Instituto Histórico, entre eles, temos o “ATLAS DO ESPORTE NO MARANHÃO”, editado pela SEDEL e organizado pelo sócio efetivo do IHGM,  professor de Educação Física aposentado pelo IFMA e atualmente, professor substituto  do departamento de Educação Física da UEMA , Leopoldo Vaz.

“O “Atlas do Esporte no Maranhão” (versão reduzida e complementar do Atlas nacional de 2005, editado por Lamartine Pereira Da Costa ) reúne capítulos dedicados a São Luís e a alguns outros municípios maranhenses, com maiores detalhes do que o Atlas nacional. Houve adição de capítulos com temas de maior significado para o Maranhão, específicos, readaptação/atualização local de temas já encontrados no nacional. Estes Atlas se organizam em princípio para uso em formatos eletrônicos, porém optamos, como na primeira versão do nacional, em ter uma versão em papel.

Aqui se trabalha com marcos histórico, mas não se faz história.  Se  oferece base para o trabalho de historiadores, e se constitui num banco de dados com registros a serem interpretados por terceiros com interesses múltiplos e que está proposto para contínua revisão de dados.

Leopoldo Vaz
Quando de minhas primeiras contribuições como pesquisador-associado do Atlas... O objetivo fora de resgate das primeiras manifestações do lúdico e do movimento no Maranhão, limitando-me até à década de 70 do século XX. Pretendia que alunos e professores do Curso de Educação Física da UFMA abraçassem o projeto e dessem continuidade a esse levantamento. O que não aconteceu...

Registro aqui que nesses anos de pesquisa contei com a colaboração de meus alunos dos Cursos: Sequencial de Educação Física, da UEMA; e Licenciatura em Biologia, disciplina Educação Física, do então CEFET-MA, ministrados em São Luís; Bacabal; Dom Pedro; Mirinzal; Guimarães... Onde houve trabalho de pesquisa desses alunos, constam como os autores do capítulo; outros profissionais também colaboraram, então como coautores, e registrados nos locais onde se deu essa colaboração. Obrigado a todos...

Servi-me também da ampla produção literária produzida no Maranhão, autores consagrados nacionalmente em sua maioria – memórias, histórias, contos, romances... Artigos de jornais especialmente a série “Onde anda você?” do Edivaldo e da Tânia Biguá.

O padrão geral de formato dos capítulos sugere uma listagem cronológica de fatos relevantes que tiveram consequências no desenvolvimento (crescimento, mudança de direção, estagnação e/ou retrocesso) do esporte ou de manifestações relacionadas à educação física ou atividade física de lazer e/ou de saúde. Portanto, a base de conteúdo é a ordem cronológica dos fatos descritos começando por referência ao ano (s) do acontecimento, a décadas se o período focalizado é mais longo, ou até mesmo século(s) em casos excepcionais. Ano, década e século são subtítulos no Atlas.

Em sua abordagem se evitam as criticas ou denúncias diretas a pessoas ou instituições.

Alguns capítulos já aparecem nas duas versões do Atlas do Esporte no Brasil – em papel (SHAPE, 2005)4 e a versão eletrônica (CEV/SISTEMA CONFEF-CREF, 2006) . Aqui, atualizadas, revistas, ampliadas. As informações aqui apresentadas não são exaustivas. O que significa que a obra está aberta a novas contribuições – e é o que se espera...

A SEDEL se compromete a manter o banco de dados a disposição para atualizações, acréscimos, e principalmente a novos autores. Pelo sistema de sua constituição, todos aqueles que apresentam uma contribuição viram autor... Cabe a mim, ao Laércio e ao Lamartine a coordenação desse trabalho. Mão à obra.

Ou como diz o Laércio, “oremos...”

Leopoldo Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário