terça-feira, 30 de julho de 2013

Seminário “o 28 de julho: 190 anos” é realizado com êxito pelo IHGM




Dia 26 de julho último, pela manhã, no auditório do Memorial Palácio Cristo, Praça Gonçalves Dias, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, realizou o Seminário: “O 28 de julho: 190 anos – resistência e adesão do Maranhão à Independência do Brasil (1823 -2013).
 
Além de pretender comemorar os 190 anos dessa efeméride, feriado estadual e data festiva para entidade, segundo o Art. 39 do seu estatuto. O IHGM tinha como objetivo, revisitar a temática e suscitar o debate acerca do processo de aderência e/ou resistência da província do Maranhão à Independência brasileira. Entender melhor como se processou a “adesão” e tentar buscar novas leituras e abordagens para o tema, tentando fugir um pouco da historiografia tradicional.

O Seminário foi organizado em três momentos. O primeiro, composto pela Conferência de abertura, realizada pelo professor mestre, Manoel Barros, do Curso de História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que teve como tema: anseios, tensões e aderências: leituras sobre o processo de adesão do Maranhão à Independência, seguido de uma mesa redonda, formada pelo próprio conferencista e a professora doutora do Curso de História da UFMA e Presidente do IHGM, Telma Bonifácio. Após a conferência, o professor Barros, respondeu a diversas perguntas dos participantes e questionou a tese tradicional da adesão, ressaltando as diversas formas de aderências presentes no processo de Independência do Maranhão.

O segundo momento, foi marcado pela homenagem a três sócios, Edomir Martins de Oliveira, José Fernandes e Josemar Raposo, que foram elevados à categoria de sócios honorários e receberam das mãos da presidente, em nome do Instituto Histórico, uma láurea de reconhecimento por mais de trinta anos de serviços prestados à Instituição.
 
Por fim, foi feito o lançamento de seis livros, Buona Terra Nostra, Crônicas dos Cocais, Quilombo da Sardinha, 14 momentos, Atlas do Esporte no Maranhão e Memorial de São Bento Novo, de autoria, respectivamente dos sócios, Joseh Carlos Araujo, Edomir Martins de Oliveira, Leopoldo Vaz e Álvaro Melo. Após apresentação de seus livros, os autores fizeram uma sessão de autógrafos na sala ao lado do auditório. 

Segundo a presidente, Telma Bonifácio, a avaliação do Seminário foi bastante positiva e o objetivo foi atingido, pois a Instituição cumpriu com as finalidades estatutárias, de estudar, pesquisar e debater temas relativos à história do Maranhão. 

Para ela, “esse Seminário marca um círculo virtuoso que o IHGM vem experimentando nessa gestão e com certeza, anuncia também que mais trabalhos serão feitos por parte da diretoria do IHGM, em prol dos nossos sócios e dos estudos histórico-geográficos, relativos ao Maranhão. Gostaria também de aproveitar o ensejo e agradecer a organização do evento, que foi muito laboriosa, composta por mim, pelo vice, Euges Lima e pelo secretário, Jaycon Roberto. Agradecer também aos nossos parceiros e apoiadores, como o SINPROESEMMA, SINDEDUCAÇÃO, Colégio Dom Bosco, Editora FTD, UFMA, UEMA e a CTB.”

 
 
  
 
 

  


Diretores do SINPROESEMMA com a pres. e o vice



Nenhum comentário:

Postar um comentário