segunda-feira, 22 de julho de 2013

Exposição França Equinocial para Sempre nos 400 anos de Bragança

Do site G1Maranhão



Está em cartaz em Bragança, no Pará, a Exposição França Equinocial para Sempre, que foi escolhida em votação como “melhor evento cultural voltado para os 400 anos de São Luís”. A mostra fica aberta até o dia 3 de setembro, no Museu de Arte Sacra de Bragança (MASB), Centro.

O município paraense completa 400 anos neste mês e tem como marco fundacional a passagem do navegador francês Daniel de La Touche de La Ravardière, que no dia 8 de julho de 1613 partiu do Porto de Santa Maria (Praia Grande), em São Luís, e reuniu milhares de nativos caetés sob a égide da flor-de-lis.

A Exposição conta com quadros pintados em espátula ou tinta e carvão pelo artista plástico Rogério Martins, além de mapas, transcrições de documentos, plotagens com imagens da época, objetos, entre outros. A proposta do turismólogo e pesquisador Antonio Noberto, que assina a curadoria, é contar um pouco da pioneira história de ocupação do Brasil setentrional.

Nas comemorações pelos 400 anos de São Luís, a exposição foi realizada pela UFMA, UEMA, IHGM e Aliança Francesa de São Luís. Em Bragança, a realização é da Prefeitura Municipal de Bragança (PA), com apoio do IFPA, Cia Beto Bittencourt e Folhagem (Reginaldo Silva).

 
 

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário