sábado, 20 de julho de 2013

As inscrições para a 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil já começaram

 

Do site da Revista de História da BN
 

por Aline Salgado


Esqueça as datas comemorativas, os vultos históricos e todas aquelas velhas decorebas. O desafio aqui é interpretar, refletir e investigar mapas, fotos e documentos vivos da nossa história. Basta formar uma equipe com mais dois colegas, convidar um professor da disciplina para orientar o grupo e ir à luta. Vence quem encarar o desafio e chegar até a final.

Esta é a 5ª Olimpíada Nacional de História do Brasil. Composta por cinco fases on-line, com duração de uma semana cada, e uma finalíssima presencial, que acontece na Unicamp – organizadora do evento – a competição é "um grande jogo de se construir o conhecimento histórico". É assim que o professor José Cleber Uchoa, do Colégio Nossa Senhora das Graças, em Fortaleza (CE), resume o evento.
 
Veterano na disputa e com 12 medalhas, o professor diz que o diferencial da competição é o prazer que ela traz. "Costumo dizer que são três alunos, um professor e uma garrafa de café, para me manter acordado. É impressionante como esses meninos ficam empolgados com o jogo e ávidos pelo conhecimento", diverte-se José Cleber, que faz questão de enfatizar que não há perdedores na disputa. "Ganha o aluno, o professor, a escola. Todos se envolvem no desafio e os resultados aparecem na melhoria do desempenho dos estudantes em todas as disciplinas e no relacionamento interpessoal. Basta ver as notas no Enem".
 
Da Escola Estadual 14 de Fevereiro, em Pontes e Lacerda (MT), quase fronteira com a Bolívia, a professora Manuela Arruda destaca que a Olimpíada tem o poder de ampliar os horizontes dos estudantes. "Tenho alunos que nunca viram uma escada rolante. Conhecer a cidade grande e descobrir que são capazes de estudar numa universidade é um ganho incalculável. E essa transformação eu vi acontecer por meio da Olimpíada", conta Manuela.
Diferente dos jogos esportivos, a Olimpíada de História não faz ranking das equipes. A comissão julgadora distribui, de acordo com o desempenho, 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze, além de menções de honra e medalhas de participação. Ganha quem completar todas as tarefas até a final.
 
Neste ano são esperados 60 mil alunos. Todos os professores ganham um curso de formação a distância que vai abordar o Ensino de História da África. Ao final da competição, independente de suas equipes continuarem no jogo, eles recebem certificado do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp.
 
As inscrições na Olimpíada Nacional em História do Brasil vão até 9 de agosto no www.olimpiadadehistoria.com.br/5-olimpiada/. Podem participar alunos do 8º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, além de estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) de escolas públicas e particulares. A finalíssima está prevista para 19 de outubro, na Unicamp, Campinas (SP).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário