quinta-feira, 5 de julho de 2012

Dia 11, eleição da nova diretoria




No dia 11 de julho, das 14h às 17:30, será realizada a eleição da nova diretoria do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão – IHGM, que comandará os rumos da agremiação pelos próximos dois anos (2012 - 2014) . 


A votação ocorrerá no auditório da entidade. Poderá votar todos os sócios quites com suas obrigações financeiras. A posse está prevista para o dia 28 de julho, data festiva do Instituto.

CHAPA:  Pe. ANTONIO VIEIRA

DIRETORIA
Presidente: Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo
Vice Presidente: Euges Silva de Lima
1ª.  Secretaria: Clores Holanda da Silva
2º.  Secretario: Antonio José Noberto da Silva
1º. Tesoureiro: Dilercy Aragão Adler
2º. Tesoureiro: Aymoré Castro Alvim
Diretor de Patrimônio: Álvaro Urubatan Melo
Diretor de Divulgação: Manoel Santos Neto

Conselho Fiscal
Titulares : Raul Eduardo de Canedo Vieira da Silva
                   Maria Esterlina Melo Pereira -1322o Gil Du
                   José Ribamar Fernandes

Suplentes: Paulo Sérgio Castro
                     Osvaldo Pereira Rocha Pereira
                     Iva Souza da Silva





terça-feira, 3 de julho de 2012

Convite

A Professora Dra. Dilercy Adler, ocupante da cadeira N.º 1, neste sodalício, estará comemorando seu aniversário, dia 7 , às 19h, na sede do IHGM. Nesse dia, ela estará lançando o livro TINKUY em coautoria com Mejía, autor peruano. Segundo a autora, “o aniversário é o pretexto, o verdadeiro motivo para comemorar é o texto.”                                     

Dilercy Adler. Nasceu em São Vicente Férrer/MA/Brasil, em 07/07/50. É Psicóloga-CEUB/DF, Doutora em Ciências Pedagógicas-ICCP/CUBA, Mestre em Educação UFMA/MA e tem Especialização em Sociologia-UFMA/MA  e Especialização em Metodologia da Pesquisa em PsicologiaUFMA/MA . Aposentada da UFMA. Atualmente é professora da Graduação e Pós-graduação da Faculdade Candido Mendes do Maranhão-FACAM e do Instituto Maranhense Diversidade Científica- IMDIC. É membro do Banco de Avaliadores do Sinaes - BASis/INEP. 

Publicou: “Crônicas & Poemas Róseos-Gris”, em 1991, São Luís/MA ; ”Poematizando o Cotidiano ou Pegadas do Imaginário”, em 1997, Rio de Janeiro/RJ, “Arte Despida”, São Luís/MA, 1999, “Genesis-IV Livro”, São Luís/MA, 2000, “Cinqüenta vezes Dois Mil human(as) idade(s)”, São Luís/MA, 2000 “Seme...ando dez anos”, São Luís/MA, 2001, “Joana Aragão Adler: uma história de amor e de fé...uma história sem fim...”, São Luís/MA, 2005; “Desabafos... flores de plástico... libidos e licores liquidificados”, em 2008, São Luís/MA; “Uma história de Céu e estrelas”, São Luís/MA, 2010; “Poesia feminina: estranha arte de parir palavras, São Luís/MA, 2010”.  É organizadora da Exposição (poesia e fotografia-100 poemas-posters de 61 poetas maranhenses) e Livro “Circuito de Poesia Maranhense” (1995/1996); ainda das Coletâneas Poéticas: “LATINIDADE-I, LATINIDADE-II, LATINIDADE III e IV da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, (1998/2000/2002/2004).

LIVROS (ACADÊMICOS) PUBLICADOS

“Alfabetização & Pobreza: A escola comunitária e suas  implicações”
São Luís-MA: Estação Produções/2002
Carl Rogers no Maranhão: Ensaios Centrados” (org.) - São Luís/MA: Estação Produções  2003.
“Tratamiento Pedagógico de los valores Morales: de la comprensión teórica a la práctica consciente” -São Luís/MA: Estação Produções, 2005.   

Organizou cinco antologias poéticas e tem participação em mais de cem antologias nacionais e internacionais. Já recebeu vários prêmios, troféus e menções honrosas por trabalhos poéticos e culturais.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Última Assembléia Geral


Dia 27 de junho, às 17h, teve início a última Assembléia Geral Ordinária (AGO) da atual gestão: “Padre Antônio Vieira”, biênio 2010 – 2012. Estavam compondo a mesa, o Secretário, Pe. Raimundo Meireles e a Presidente, professora Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo, que abriu os trabalhos e leu os seguintes pontos de pauta: 1) Proposta de termo de cooperação técnica do IHGM com a Entidade responsável pelo Sítio do Físico, com o objetivo de publicação de um livro sobre o referido Sítio, chancelado pelo Instituto; 2) Concessão de guarda dos “Documentos referentes a Vila de Santo Antônio de Alcântara”, do século XIX para o Museu Histórico daquela cidade; 3) Balanço da gestão que finda; 4) Apresentação de chapa.

Encaminhamentos

Foi aprovada pela Assembléia a parceria com o Sítio do Físico e indicado o nome do turismólogo Antônio Norberto para o acompanhamento desse projeto.
Sobre a possibilidade de doação dos “Documentos de Alcântara”, que estavam em poder do IHGM há várias décadas, foi apresentado pelo membro do IHGM e promotor de justiça, Washington Cantanheide, um novo documento de transferência, fruto de uma comissão composta por mais três membros do Instituto, todos com formação jurídica, no qual se substituiu o termo inicialmente proposto de “doação” para um termo de “concessão de guarda”, até que se esclareça de quem é de direito a posse definitiva de tais documentos.   
A Presidente, Professora Telma Bonifácio, fez um balanço positivo de sua gestão a frente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, avaliando que  a maioria dos pontos elencados do seu plano de trabalho foram atingidos, como os vários projetos e parcerias que o IHGM vem realizando com sucesso, a exemplo do “Ciclo dos 400 anos de São Luís”, dentre outros. Destacou ainda, a visibilidade que a Instituição vem adquirindo nos últimos anos.
Por fim, foi apresentado os componentes que farão parte da chapa que concorrerá a eleição do próximo dia 11 de julho para o biênio 2012-2014.

CHAPA  Pe. ANTONIO VIEIRA (2012 - 2014)

DIRETORIA
Presidente: Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo
Vice Presidente: Euges Silva de Lima
1ª.  Secretaria: Clores Holanda da Silva
2º.  Secretario: Antonio José Noberto da Silva
1º. Tesoureiro: Dilercy Aragão Adler
2º. Tesoureiro: Aymoré de Castro Alvim
Diretor de Patrimônio: Álvaro Urubatan Melo
Diretor de Divulgação: Manoel Santos Neto

Conselho Fiscal
Titulares : Raul Eduardo de Canedo Vieira da Silva
                  Maria Esterlina Melo Pereira
                  José Ribamar Fernandes
Suplentes: Paulo Sérgio Castro
                     Osvaldo Pereira Rocha Pereira
                     Iva Souza da Silva