sábado, 3 de março de 2012

Documentos da Antiga Câmara de Alcântara

No dia 29 de fevereiro, aconteceu a Assembléia Geral Ordinária (AGO) do IHGM. Os sócios se reunem pelo menos uma vez por mês, ordinariamente. A pauta foi a seguinte: 1) Palestra sobre a Batalha de Guaxenduba; 2) Projeto de um elevador para o Instituto ; 3) Interesse do Museu da Casa Histórica de Alcântara em adquirir por meio de doação três livros da antiga Câmara de Alcântara (séc. XIX), que estão de posse do IHGM e 4) Contratação de uma estagiaria de Biblioteconomia para catalogar e classificar os livros e revistas. 

Sobre a primeiro ítem, o IHGM, vem realizando desde o início do ano, em sua sede, um Ciclo de palestras (http://ihgm1.blogspot.com/2012_01_01_archive.html) com temas variados após a realização de cada AGO. A do mês de fevevereiro, dia 29, seria sobre a Batalha de Guaxenduba e seria proferida pelo pesquisador de Icatu, José Almeida, infelizmente, devido a um equívoco em relação a data, por parte do palestrante, justificativa apresentada pelo mesmo, a palestra não ocorreu, mas ficou-se de se marcar uma nova data.

Foi apresentado pela presidente, Telma Bonifácio, o projeto relativo a construção de um elevador na sede do Instituto para facilitar o acesso ao prédio, cuja viabilidade será pleiteada junto a Cia Vale do Rio Doce. O tema mais polêmico e discutido, foi  a solicitação do Museu Casa Histórica de Alcântara. A AGO posicionou-se definitivamente contra a doação dos referidos documentos, haja vista, o seu alto valor histórico e a sua importância para o acervo do IHGM, que passa por um momento de reorganização, recuperação e revitalização. Tais documentos passarão por um processo de restauração e estarão disponíveis no IHGM para consulta de pesquisadores.