terça-feira, 20 de novembro de 2012

IHGM comemora 87 de fundação com sessão magna hoje

Do Blog do Manoel Santos

O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) realizará sessão magna nesta terça-feira (20) em São Luís para celebrar os seus 87 anos de fundação. A solenidade acontecerá às 18 horas, na sede da instituição, localizada na Rua Santa Rita, nas proximidades da Praça da Alegria.A presidente do IHGM, professora Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo, informou que a cerimônia será uma sessão magna, durante a qual será prestada homenagem aos recém-empossados e aos antigos sócios, dentre os quais o decano da Casa, José Ribamar Seguins.
Telma Bonifácio lembrou que o IHGM, fundado em 20 de novembro de 1925, tem como objetivo estudar, debater e divulgar questões sobre a história e a geografia do Maranhão. Para isso, mantém uma vasta biblioteca, aberta a estudantes e pesquisadores, e desenvolve palestras, cursos e pesquisas, sempre com apoio de outras instituições culturais.

Entre seus fundadores, figuram nomes como Justo Jansen Ferreira (primeiro presidente), José Ribeiro do Amaral, José de Abranches Moura, José Pedro Ribeiro, Padre Arias Almeida Cruz, Benedito Barros e Vasconcelos, Domingos de Castro Perdigão, José Domingues da Silva, Wilson da Silva Soares, Milson Soares e José Ferreira Gomes, além do jornalista e historiador Antônio Lopes da Cunha, cujo nome batiza a Casa. Pelo Instituto passaram sócios beneméritos, como Aquiles de Faria Lisboa, Domingos Vieira Filho, Mário Martins Meireles, Ronald da Silva Carvalho e tantos outros, sendo, por isso, altamente dignificante a todos aqueles que lá se encontram atualmente suceder a pessoas do maior valor pessoal e cultural do Maranhão.

Aniversário de 70 anos do IHGM
Entre os membros do IHGM, além de historiadores e geógrafos, estão jornalistas, sociólogos, médicos, cientistas, pesquisadores, professores e advogados. Entre as atividades desenvolvidas pelo Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, está a publicação trimestral da Revista do IHGM. No periódico, que data da fundação do Instituto, são publicados artigos e discursos proferidos em diversas ocasiões, inclusive durante as reuniões da Casa.


Sede antiga, doada pelo Gov. Sebastião Archer

Linha do Tempo

Antonio Lopes, patrono do IHGM


Nenhum comentário:

Postar um comentário