segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Posse e lançamento de livro na AGO do dia 26

Balanço do Ciclo

Sec. Clores Holanda, Pres. Telma Bonifácio e Vice Euges Lima
 A Assembleia Geral Ordinária (AGO) do dia 26 de setembro foi bastante movimentada, pois foi composta por três momentos, o primeiro, a pauta mais administrativa, fez-se um balanço do Ciclo de estudos/debates “A Cidade do Maranhão: uma história de 400 anos” , em seguida, tratou-se da proposta de reajuste das mensalidades para o ano vindouro e descontos para pagamentos feitos em dias.
A presidente, Profa. Telma Bonifácio discursou e destacou a importância do Ciclo no bojo das comemorações dos 400 anos de São Luís e a contribuição acadêmica das palestras e exposições proferidas durante os 18 meses de duração do evento. O vice-presidente, prof. Euges Lima, também se manifestou e avaliou o ciclo como positivo, ressaltando a tradição do IHGM em discutir e debater a história do Maranhão nesses tempos de efemérides.
Sobre as propostas de reajuste e descontos, os encaminhamentos foram no sentido da direção trazer uma proposta para ser apreciada pela próxima AGO do mês de outubro e aí então se tomar uma decisão sobre o tema.  A proposta sugerida pela direção de oferecer descontos nos pagamentos das mensalidades efetuadas até o dia 5 de cada mês, foi vista de forma positiva pelos membros.
Posse do Prof. Alexandre Correa
Alexandre Correa recebe o Certificado de membro efetivo
O segundo momento da AGO, a partir das 18 horas e 30 min. foi marcado pela posse do novo confrade, o professor pós-doutor da UFMA, Alexandre Correa, que tomou posse na cadeira de número 10, patroneada pelo Pe. José de Moraes, autor de “História da Companhia de Jesus na Extinta Província do Maranhão e Pará [1759]. Alexandre Correa é natural do Rio de Janeiro, mas reside em São Luís desde os fins da década de 1980. É professor do departamento de sociologia e antropologia da UFMA.
Lançamento de livros
Autores autografam obras
Por fim, o último momento, se deu com os lançamentos dos livros “Reflexões Bíblicas” do confrade e ex-presidente do IHGM, Edomir Oliveira e “Nunca pare de lutar” da autora, Fernanda Rufino. Estava presente também o reitor da UEMA,  professor José Augusto Oliveira, membro efetivo do IHGM, que aproveitou para doar a biblioteca do Instituto, a coleção de 11 livros recém lançados pela Eduema em homenagem aos 400 anos de São Luís.

                                       


Nenhum comentário:

Postar um comentário