segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Dia 5, último seminário do ciclo dos 400 anos



O Ciclo de Estudos/Debates “A CIDADE DO MARANHÃO: uma história de 400 anos”, realizado pelo Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, como parte das comemorações dos 400 anos de São Luís, realizará seu último seminário, o de número 6 e será dia 5 de setembro, às 8 horas, no Palácio Cristo Rei, Praça Gonçalves Dias, trazendo como temática final, a seguinte questão: a cidade de São Luís foi fundada por quem? Conclusões possíveis.
A palestra magna de abertura terá como tema: A FUNDAÇÃO DA CIDADE DE SÃO LUÍS: fatos e mitos. Será proferida pela professora doutora do UNICEUMA e membro do IHGM, Ana Luiza Ferro. O outro palestrante e debatedor,  será o professor doutor da UFMA, Alexandre Correa, que abordará o seguinte tema: FUNDAÇÃO MÍTICA DE CIDADES: o caso São Luís 400 anos.

Profa. Dra. Ana Luiza Ferro

Na parte da tarde, haverá o (Re)Lançamento dos livros dos sócios, às 17 horas. O Ciclo promovido pelo IHGM aborda um longo período da história do Maranhão e teve início ainda no ano passado, em 28 de julho. No final, as palestras e exposições proferidas serão publicadas nos anais dos seminários.

Prof. Dr. Alexandre Correa
Esse evento conta com o apoio do SINPROESEMMA (Sindicato dos Trabalhadores da Educação  Básica do Estado do Maranhão, SINDEDUCAÇÃO (Sindicato dos professores da Rede Municipal de Ensino de São Luís), Secretaria de Cultura do Governo do Maranhão, UFMA, Colégio Dom Bosco e ISEC.


PROGRAMAÇÃO

Manhã:
8h  Abertura
8:15 Conferência Magna:
Ana Luiza Almeida Ferro (IHGM)
Tema: A FUNDAÇÃO DA CIDADE DE SÃO LUÍS: fatos e mitos
9:15 Intervalo (Café)
9:15 Sessão de Posters
9:30  Exposição e Debate:
 Prof. Alexandre Fernandes Correa (UFMA/CRISOL)
Tema: A FUNDAÇÃO MÍTICA DE CIDADES: o caso São Luís 400 anos.
10:30 Debate com a plenária
Tarde:
15h Projeto Gonçalves Dias
17h Lançamentos de livros e tarde de autógrafos


Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho de divulgação de importante evento cultural e científico na cidade de São Luís. Saudações!

    ResponderExcluir