quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Edomir Oliveira sauda prof. Labidi no IHGM



Por Edomir Martins de Oliveira, Cad. 51 (Ex-presidente do IHGM)

                                                                                        
Ilma.Senhora Presidente do IHGM
Diletos confrades
Meus Senhores
Minhas Senhoras



            Convidado pela Senhora Presidente do IHGM para saudar, em nome da Casa, o Prof. Sofiane Labidi em razão de sua posse neste Sodalício, o que veio ao encontro dos seus desejos, é tarefa que vou desempenhar com enorme alegria.
          O empossado meu amigo por quem tenho enorme afetividade, é nome por demais conhecido em São Luís.
          Aqui chegou como visitante, viu a Cidade, por ela se encantou com as oportunidades que lhe foram oferecidas, provou a culinária maranhense, particularmente o camarão e o caranguejo, e tendo gostado, segundo consta do seu depoimento quando recebeu o titulo de cidadão ludovicense que lhe foi outorgado aos 28.08.2012, pela Câmara Municipal de São Luis em festiva reunião, ficou até hoje, pois assim procede, acrescenta ele no seu discurso, “quem come caranguejo e camarão e nunca mais sai da ilha”.
          Júlio César, grande Tribuno Romano, utilizou as expressões “vim, vi e venci” em 47aC, em uma mensagem ao Senado Romano, descrevendo sua recente vitória sobre Farnaces II, na Batalha de Zela. A frase serviu tanto para proclamar seu feito, como também alertar aos senadores, de seu poder militar registrando-se que Roma, a época, passava por uma guerra civil.
          Labidi, a exemplo de Julio César, também veio, viu e venceu todas as dificuldades naturais que um estrangeiro sofre em um novo País, principalmente no tocante a língua e reconhecimento de valor.
          Para registro histórico do empossado, Sofiane Labidi nosso confrade que agora toma assento conosco nesta Casa, na cadeira nº 13, patroneada por Raimundo José de Sousa Gaioso,  é Tunisiano, da cidade de Kelibia, tendo como pais Gedi Labidi e Naima Haj Salah, casado com a Sra. Afef Labidi, e tem um casal de filhos: Aziz e Nour.
          Por tradição da Tunisia, os nomes próprios enfeixam sempre forças aos seus detentores: assim, Sofiane significa sabedoria, Afef, pureza, Aziz, querido, e Nour, luz.  Labidi com sabedoria, constituiu uma família na solidez da pureza  da esposa, contando com dois rebentos, ambos queridos e muito, que lhe trouxeram até hoje a luz necessária para a vida.
          No que diz respeito aos seus passos para chegar até São Luis, veio de sua terra natal, donde saira para a França, especificamente Paris, onde recebeu toda a formação universitária, fazendo mestrado e Doutorado, para um congresso em Fortaleza, com todos os cursos completos, chegando em outubro/1994 e em seguida, atendendo convite de  professores  da  UFMA,  veio  a São Luis, para ministrar um curso na sua área específica de conhecimento que diz respeito a  Inteligência Artificial, do qual é Doutor pelo Instituto Francês de Pesquisa em Informática e Automática.
          Labidi, meu afilhado, primeiro por minha indicação para ocupar uma cadeira nesta Casa de Antonio Lopes, segundo por este solene momento, possui “Larga experiência em Pesquisa e produção cientifica tendo vários artigos publicados em periódicos e congressos nacionais e internacionais na área de inteligência Artificial”.
          É Coordenador do Laboratório de Sistemas Inteligentes – LSI, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, já tendo ocupado cargo de coordenador de muitos cursos de Pós-Graduação, além de ter ministrado várias palestras no Brasil e no Mundo em inúmeros congressos científicos, e de ser editor de revistas internacionais na área de Inteligência Artificial, tendo, em 2004, sido presidente do Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial (SBIA).
          Envolvem suas áreas de pesquisa, a Engenharia e Gestão do Conhecimento, Tecnologias Educacionais, Telessaúde, Business e Mapeamento de Gerenciamento de Processos.
          No que diz respeito a sua contribuição a cultura maranhense ocupou cargos como Coordenador do Núcleo de Educação a Distância do Pólo da Saúde do Maranhão, foi Pro - Reitor de Pesquisa da Universidade Virtual do Maranhão, Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (FAPEMA) de dezembro de 1995 a abril de 2009.
          Atualmente desenvolve junto ao SEBRAE consultoria na área de Gestão do Conhecimento e Coordenador Executivo do Programa São Luis 400 anos.
          Em 2008, o confrade Labidi recebeu o titulo de Cidadão Maranhense outorgado pela Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão e é detentor da Medalha do Mérito Timbira, maior comenda outorgada pelo Governo do Estado, pelos relevantes serviços prestados às Ciências do Maranhão, tendo em agosto de 2012 recebido o título de Cidadão Ludovicense. 
          Com o seu espírito empreendedor e criativo, o confrade Labidi é membro fundador da Academia Maranhense de Ciências – AMC, tendo sido, em maio de 2011, eleito Presidente da referida Academia, estendendo-se seu mandato até junho de 2013.
          Este Senhora Presidente, Diletos Confrades e Confreiras, o novo ocupante da cadeira nº13. Como se vê, com certeza a sua presença entre nós irá enriquecer este Sodalício. Tenho absoluta convicção de que ele aqui muito poderá realizar, e a cada ano mais. A sua vida de prestação de serviços ao Maranhão não deixa dúvidas quanto a afirmativa.
          Dificuldades iniciais com a língua portuguesa no início de vida no Brasil, e luta pela ocupação dos espaços sociais e profissionais, foram dificuldades logo superadas com invulgar capacidade de trabalho.
          Confrade ora empossado, na Mitologia Grega os deuses olímpicos eram os mais importantes da Grécia Antiga. Residiam no ponto mais alto do Monte Olimpo, principal montanha da Grécia antiga.  Viviam em um grande palácio de cristal no topo do monte sagrado.
          Eram, segundo os gregos, os deuses que tinham mais poderes e influência na vida dos humanos. Alimentavam-se de néctar e ambrosia, manjar dos deuses do Olimpo, que dava e conservava a imortalidade. Passavam o tempo ouvindo o som da lira do Deus Apolo que era o deus da Música, e se divertiam com o canto das musas e das danças das Graças, deuses da natureza, do encantamento e da beleza.
          Confrade Labidi, você está agora recebendo uma gloriosa herança que de direito já lhe pertence. O Maranhão é fértil em coisas ainda não reveladas e a Cidade de São Luis, cujo titulo de cidadão ludovicense é detentor, é propícia para revelação de suas histórias, de suas lendas e seu folclore.
          Com certeza, com a inteligência privilegiada que Deus lhe deu haverá de pesquisar sobre assuntos que são de interesse do Maranhão e de sua gente, e por isso mesmo de todos nós. Com essas pesquisas, novas descobertas históricas virão.
          Tudo isso lhe servirá de alimento necessário para sobrevivência intelectual e você estará recebendo assim o néctar e a ambrosia, manjar dos deuses Olimpos, que estarão alimentando sua imortalidade.
          As belezas da natureza do nosso Estado serão as músicas necessárias, como alimentos próprios para o diuturno, que o inspirarão e o estimularão para seus trabalhos, como se fossem canto de musas, cheios de encantamento e beleza.
          Confrade Labidi, você agora estará interagindo conosco, e se juntando àqueles que lutam por formar opiniões junto a sociedade cultural, contribuindo para que este Sodalício brilhe cada vez mais.
          Seja bem-vindo entre nós, ocupe a cadeira que lhe está destinada. Aceite o nosso abraço de cortesia amigo, e de boas vindas. Você agora é um dos nossos e está credenciado a trabalhar ao lado de ilustres intelectuais. Parabéns.
         
Obrigado a todos.
                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário