terça-feira, 7 de agosto de 2012


DISCURSO DE POSSE DA GESTÃO PE. ANTONIO VIEIRA PROFERIDO PELA PRESIDENTE PROFA. TELMA BONIFACIO DOS SANTOS REINALDO NO DIA 01 DE AGOSTO DE 2012


Pres. Telma Bonifácio proferindo discurso
Meus Caros Confrades  e Confreiras ;

Caros Familiares de nossos confrades e confreiras;

Convidados em Geral;

Senhoras e Senhores;

Meu muito obrigado por terem atendido ao nosso convite nesse dia memorável.

É com júbilo inenarrável  que comungo com todos e todas nesse 01 de agosto de 2012, ano dos 400 anos de fundação de nossa São Luís Ilha do Maranhão, nesse momento em que somos reconduzidos  a mais um biênio de gestão juntamente com alguns membros de nosso staff da gestão anterior e mais alguns que vem substituir aos que não quiseram continuar nessa jornada de mediar os rumos do IHGM.

Esta foi uma experiência impar, prazerosa e ao mesmo tempo espinhosa, mas como nos legou o velho Marx, é do conflito entre os contrários que se gesta a síntese e esta  é aqui representada pelas nossas ações rotineiras em busca da preservação, da pesquisa e da produção da historia e da geografia de nosso estado do Maranhão como nos ensinou o nosso fundador Antônio Lopes.

Nesse momento quero congratular-me com todos e todas pelo feitos positivos e pedir desculpas pelos não feitos, pois como todo ser humano temos falhas, e assim não poderíamos ser 100% bons, mas tentamos ser o melhor possível nesses 2 anos que se foram e é por isso que em nosso Plano de Ação denominado 21- por ter esse numero traduzido em pontos focais para esse biênio - nos propomos resgatar os quatro pontos não atendidos na gestão anterior e mais alguns importantes e outros não tão importantes mas que contribuíram para melhorar a nossa convivência nesse sodalício.

Convivência essa que para nós deverá se pautar na concórdia, seriedade, justiça e paz a fim de que as dificuldades que certamente sempre iremos nos defrontar sejam como injeções de animo, vontade de acertar e prazer em fazer a historia e a geografia maranhense. Se conforme a vontade de nossos sócios fundadores somos imortais que essa imortalidade seja como a da mitologia grega, onde Hades é a figura de um deus, irmão de Zeus e Poseidón, que é  o rei do mundo das sombras, aquele que dominava o mundo subterrâneo para onde se dirigiam as almas dos mortos quando estas separavam-se dos corpos. Hades, ajudou a destronar o poder absoluto do pai, Cronos, dividindo com Zeus o domínio do mundo. A Zeus coube o reino dos céus e da terra, a Poseidón todos os mares e a Hades, as profundezas terrestres.

                Ao se separarem dos corpos, as almas, ao chegarem ao Hades, ainda seriam julgadas, sendo as piores delas destinadas a vagar pelo Tártaro (o pior lugar do Hades), e as boas almas destinadas aos Campos Elíseos, “lugar de temperatura amena, suaves brisas e constante felicidade”. (Coleção Mitologia Grega – Volume Primeiro – Abril Cultural, 2ª Ed.,1976). Aqueles que realmente acreditam nesse mito deverão dedicar suas vidas ao bem e preocupar-se em ocuparem um bom lugar no Hades, estes sim são imortais, pois suas boas ações os imortalizam.

Parodiando a lenda grega vejo o IHGM como os Campos Eliseos, lugar mais agradável do Hades, de temperatura amena em antítese ao sol causticante do nosso verão, de suaves brisas, mesmo que seja com a ajuda dos springs de alguma multinacional, mas de constante felicidade por contribuir para a preservação da memoria histórica do nosso país, do nosso estado e de nossa São Luís quatrocentona.

Contamos com todos os Confrades e Confreiras nessa travessia, pois como nos disse Guimarães Rosa o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia e gostaríamos de encerrar dizendo que o mais importante e bonito, do mundo, é que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando. (Guimarães Rosa).


Muito Obrigada!



Nenhum comentário:

Postar um comentário