segunda-feira, 2 de julho de 2012

Última Assembléia Geral


Dia 27 de junho, às 17h, teve início a última Assembléia Geral Ordinária (AGO) da atual gestão: “Padre Antônio Vieira”, biênio 2010 – 2012. Estavam compondo a mesa, o Secretário, Pe. Raimundo Meireles e a Presidente, professora Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo, que abriu os trabalhos e leu os seguintes pontos de pauta: 1) Proposta de termo de cooperação técnica do IHGM com a Entidade responsável pelo Sítio do Físico, com o objetivo de publicação de um livro sobre o referido Sítio, chancelado pelo Instituto; 2) Concessão de guarda dos “Documentos referentes a Vila de Santo Antônio de Alcântara”, do século XIX para o Museu Histórico daquela cidade; 3) Balanço da gestão que finda; 4) Apresentação de chapa.

Encaminhamentos

Foi aprovada pela Assembléia a parceria com o Sítio do Físico e indicado o nome do turismólogo Antônio Norberto para o acompanhamento desse projeto.
Sobre a possibilidade de doação dos “Documentos de Alcântara”, que estavam em poder do IHGM há várias décadas, foi apresentado pelo membro do IHGM e promotor de justiça, Washington Cantanheide, um novo documento de transferência, fruto de uma comissão composta por mais três membros do Instituto, todos com formação jurídica, no qual se substituiu o termo inicialmente proposto de “doação” para um termo de “concessão de guarda”, até que se esclareça de quem é de direito a posse definitiva de tais documentos.   
A Presidente, Professora Telma Bonifácio, fez um balanço positivo de sua gestão a frente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, avaliando que  a maioria dos pontos elencados do seu plano de trabalho foram atingidos, como os vários projetos e parcerias que o IHGM vem realizando com sucesso, a exemplo do “Ciclo dos 400 anos de São Luís”, dentre outros. Destacou ainda, a visibilidade que a Instituição vem adquirindo nos últimos anos.
Por fim, foi apresentado os componentes que farão parte da chapa que concorrerá a eleição do próximo dia 11 de julho para o biênio 2012-2014.

CHAPA  Pe. ANTONIO VIEIRA (2012 - 2014)

DIRETORIA
Presidente: Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo
Vice Presidente: Euges Silva de Lima
1ª.  Secretaria: Clores Holanda da Silva
2º.  Secretario: Antonio José Noberto da Silva
1º. Tesoureiro: Dilercy Aragão Adler
2º. Tesoureiro: Aymoré de Castro Alvim
Diretor de Patrimônio: Álvaro Urubatan Melo
Diretor de Divulgação: Manoel Santos Neto

Conselho Fiscal
Titulares : Raul Eduardo de Canedo Vieira da Silva
                  Maria Esterlina Melo Pereira
                  José Ribamar Fernandes
Suplentes: Paulo Sérgio Castro
                     Osvaldo Pereira Rocha Pereira
                     Iva Souza da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário