quinta-feira, 10 de maio de 2012

Reitor da UEMA e escritora Hélia Lima tomaram posse no IHGM

Do site da UEMA



O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Silva Oliveira tomou posse, na última sexta-feira (04), no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), ocupando a cadeira de n.° 21, patroneada por Antonio Henriques Leal. A cerimônia aconteceu no auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo, localizado na Praia Grande.

Na ocasião, a jornalista, poetisa e escritora, Maria Hélia Cruz de Lima, também tomou posse no IHGM, ocupando a cadeira de n.° 26, patroneada por     Luís Felipe Gonzaga de Campos.

Participaram da solenidade, além dos empossandos, o vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), Leopoldo Gil Dúlcio Vaz, representando a presidente Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo; o secretário adjunto da Univima, José Ribamar Torres Oliveira, representando a governadora do Maranhão, Roseana Sarney; o sócio efetivo do IHGM e padrinho dos dois novos sócios, Célio Gitahy Vaz Saldanha.

E, ainda, o presidente do Instituto Municipal da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (Incid), José Marcelo do Espírito Santo, representando o prefeito de São Luís, João Castelo; o presidente da federação das Academias de Letras do Estado do Maranhão, Álvaro Ubiratan Melo; o presidente do IHG de Caxias, Arthuar Almada Lima; o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Uema, Porfírio Guerra e o vice-reitor da Ufma, Antônio José Silva Oliveira, representando o reitor Natalino Salgado Filho.
Na oportunidade, o sócio efetivo do IHGM e padrinho dos dois novos sócios, Célio Gitahy Vaz Saldanha fez a apresentação dos empossandos e mencionou a alegria em receber os novos sócios. “Sejam muito bem vindos a essa casa, que também é vossa. Temos a honra e o singular privilégio de tê-los como sócios”, afirmou Célio Gitahy.

Em seu discurso, o reitor José Augusto, disse: “está aqui entre vós é para mim uma grata satisfação, agradeço a honra dessa investidura de assumir a cadeira de n.° 21, patroneada por Antonio Henriques Leal e admito a ousadia em aceitar tal convite. Prometo que tudo farei para dignificar esse Instituto, estou pronto para ajudá-los em suas aspirações”.
E complementou, “posso dizer que esta minha alegria se intensifica, por São Luís comemorar este ano 400 anos, além de ter como patrono um dos mais firmes representantes da história e literatura. O significado dessa ocasião é especial e me considero privilegiado, pois um mundo novo e melhor sempre pode ser criado”, finalizou o reitor.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário