sexta-feira, 27 de abril de 2012

3.º CICLO DO IHGM

Dia 25, a partir das 8h, teve início o terceiro Ciclo de Palestras que o IHGM vem realizando desde julho de 2011, como parte das comemorações dos quatrocentos anos de São Luís. Com o título "A Cidade do Maranhão: uma história de 400 anos", o terceiro cíclo teve como temática principal, o período republicano da história do Maranhão, dando ênfase, as oligarquias do Estado.
A palestra magna  foi proferida pelo membro do IHGM, Dr. Márcio Coutinho, que fez uma exposição sobre "A República", desde seus primórdios, na Antiguidade Clássica até a  Nova República, no Governo Sarney (1985-1990). Abordou todas as fases da Republica  no Brasil, até a contemporaneidade. Estabeleceu relações entre o contexto nacional e o contexto regional do Maranhão.
Fez observações sobre o Vitorinismo e o "Maranhão Novo" , governo de Sarney no Estado do Maranhão(1965 - 1970), assim como estabeleceu diferenças entre o modo de conduzir a política regional, destes dois líderes oligárquicos.
Ainda pela manhã, houve a participação de alunos do Curso de História da UFMA, que fizeram comunicações sobre suas pesquisas acadêmicas e monografias, abordando o contexto político do Maranhão até a década de 1930. No período da tarde, o seminário continuou com mais comunicações e exposição de pôsteres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário