sábado, 21 de janeiro de 2012

Promotor de Justiça Ronald Santos toma posse no IHGM

O promotor de Justiça Ronald Pereira dos Santos é o mais novo integrante do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), na cadeira nº 31, patroneada por Antônio Lopes da Cunha. A posse ocorreu quarta-feira, 18, na sede da entidade, localizada na Rua de Santa Rita, 230, no Centro, Edifício Professor Antônio Lopes. “Estou feliz porque posso me dedicar à pesquisa histórica e geográfica do Maranhão”, resumiu ao receber o galardão (cordão usado pelos intelectuais) do seu pai, Raimundo Laurindo dos Santos, durante a solenidade.

Josemar Raposo, sócio efetivo do IHGM, recepcionou e apresentou Ronald Santos aos demais confrades falando do histórico profissional do promotor, assim como da satisfação de tê-lo como integrante da entidade por ter a vida pautada no respeito e na dignidade da pessoa humana.“Ronald o humanista para o Instituto, numa época em que a vida das pessoas são geridas pela síndrome da pressa, em que não há tempo para outros anseios, além da obtenção da conquista material em detrimento do ser”, analisou.

No discurso de posse, o promotor de Justiça Ronald Santos disse que a vida do homem reflete a sua história e sua geografia, visto que cada homem ou mulher tem suas próprias experiências, vividas e sentidas de maneira peculiar em determinado local e sob determinadas condições naturais e culturais, as quais serão determinantes na construção da identidade e da diversidade dos indivíduos.


Ronald Santos disse ainda que no exercício da profissão, como Promotor, o estudo da História é constante por ser uma matéria que possibilita fazer avaliações e análises sociais, politicas e econômicas de cada época. Ele finalizou o discurso fazendo uma saudação ao patrono, da cadeira 31, Antônio Lopes da Cunha que é também fundador do IHGM.


Antônio Lopes da Cunha nasceu, em Viana, em 25 de maio de 1889. Estudou e formou-se na faculdade de Direito, em Recife. Ao retornar para São Luís, lecionou no Liceu Maranhense e exerceu diversos cargos públicos. Mas, foi no mundo cultural, particularmente nos assuntos de interesse da História, da Geografia e da Literatura que o gênio criativo de Antônio Lopes da Cunha apareceu mais revelador e pleno de entusiasmo”, afirmou Ronald Santos.




Redação: Vânia Rodrigues (CCOM-MPMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário