quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Empossados de 2011

Promotora de Justiça Ana Luiza Almeida Ferro toma posse no IHGM 

Em cerimônia solene realizada na última sexta-feira, 26 [de agosto], a promotora de Justiça Ana Luiza Almeida Ferro foi empossada no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), ocupando a cadeira nº 36 da entidade, patroneada por Astolfo de Barros Serra. No evento, realizado na sede do instituto, a autora autografou o livro “Crime Organizado e Organizações Criminosas Mundiais”, lançado pela editora Juruá.

Em seu discurso de posse, a promotora de Justiça referiu-se ao IHGM como uma “nau de homens e mulheres que navegaram no mar da história e geografia do Maranhão”. Em seguida, reforçou esta ideia: "Vejo este fato como de grande relevância, pois o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão é sinônimo de zelo pelo patrimônio e elaboração de estudos dínamos, traduzindo nossa herança de Athenas maranhense”.

A contribuição da promotora de Justiça e escritora promete ser à altura de seu amor e admiração pela cultura, definida por ela como um conjunto de manifestações, pensamentos e posicionamentos de um povo. "É uma reunião de tudo o que homem produziu em termos de conhecimento e maneira de pensar de um povo, de forma evolutiva”, afirmou.



Haickel toma posse no IHGM e resgata a história dos "atenienses"

O ex-deputado estadual e atual secretário de Esportes do Maranhão, Joaquim Haickel, tomou posse, na terça-feira (13) [de setembro], como associado efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, ocupando a cadeira n 47, cujo patrono foi o intelectual abolicionista Joaquim Serra.

A solenidade aconteceu no auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa, presidida pela presidente do IHGM, professora Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo e contou com as presenças do presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo (PMDB), do presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, do comandante do 24 Batalhão de Caçadores, coronel Peregrino, deputados Jota Pinto e Zé Carlos da Caixa, além de outras autoridades e inúmeros intelectuais maranhenses.
Joaquim Haickel foi saudado em sua posse pelo padrinho e vice-presidente do IHGM, Leopoldo Vaz que, apresentando o novo sócio, lembrou uma amizade de 35 anos e destacou as qualidades de Joaquim como contista, poeta e cineasta, ex-atleta do basquete e hoje secretário de Esportes do Maranhão. Vaz citou as inúmeras obras de Joaquim Haickel, entre elas o primeiro livro lançado pelo intelectual “Confissões de uma caneta”.
No discurso de posse, Joaquim Haickel frisou que no IHGM irá conviver com amigos queridos como Elizabeth Rodrigues, Manoel dos Santos Neto, Nivaldo Macieira, João Francisco Batalha, Edomir de Oliveira, José Márcio Leite, entre tantos outros com quem poderá estreitar laços de sincera amizade.
No IHGM Joaquim estará sucedendo Kalil Mohana, ilustre professor, homem carismático e batalhador que lutou pela vida até o seu último suspiro. Joaquim definiu Kalil Mohana como “pessoa extremamente afetuosa, sempre com a preocupação de estimular a juventude e que gostava de refletir sobre os mistérios e peculiaridades da consciência humana”.


Fonte:http://www.portalhoje.com/haickel-toma-posse-no-ihgm-e-resgata-a-historia-dos-%E2%80%9Catenienses%E2%80%9D/1469782


Professor Paulo Sérgio toma posse no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão

Natural do povoado Barracas, no município de São Vicente Ferrer, o professor Paulo Sérgio Castro Pereira é o mais novo membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM).
Professor de História do Colégio Universitário da UFMA, ele ocupa, a partir de agora, a cadeira patroneada pelo ilustre Antônio Enes de Sousa e que fora ocupada por não tão menos ilustres José Domingues da Silva, José Silvestre Fernandes e Salomão Fiquene.
O discurso de saudação ao professor Paulo Sérgio foi proferido pela presidente do IHGM, professora Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo. Ao ser empossado, Paulo Sérgio disse que foi no seio da Igreja que encontrou as três paixões de sua vida espiritual: a Legião de Maria, o Apostolado da Oração e a Catequese, onde tem muitos companheiros de luta. Emocionado, Paulo Sérgio destacou em seu discurso que a família é a base de tudo na sociedade.
Fonte: http://www.jornalpequeno.com.br/blog/manoelsantos/?p=10248

Antonio Noberto toma posse no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão


Tomou posse, no último dia 28 de outubro, na condição de mais novo membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, o vimarense honorário Antônio Noberto. O escritor ocupa a cadeira nº 43, patroneada por Tasso Fragoso.
No início de seu discurso, Antônio Noberto destacou que ser escritor no Maranhão é ser visionário:
“Ao observarmos sob tal óptica concluímos que, nós desta casa, trilhamos na direção certa. Optamos pela literatura, cultura, conhecimento e razão. Optamos por criar, inventar”, disse o escritor.
No discurso, o escritor destacou a obra do vimarense Sousândrade, do índio Amaro, do Cumã, e de Maria Firmina dos Reis, que dedicou toda a sua vida a Guimarães, onde está sepultada:
“Faz um mês que o escritor, diplomata brasileiro e membro do IHGB, Vasco Mariz, dizia-me que viu do seu apartamento, na orla da zona sul do Rio de janeiro, a réplica da nau dos 500 anos navegando”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário